quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSem categoria01 de setembro. Dia do Profissional de Educação Física ! Veja o...

01 de setembro. Dia do Profissional de Educação Física ! Veja o vídeo do CREF8 !

Vídeo produzido pelo Conselho Regional de Educação Física 8ª Região

Veja aqui a homenagem feita pela Fundação Amazonas Alto Rendimento
https://portalnortedenoticias.com.br/noticia/faar-ressalta-importancia-do-profissional-de-educacao-fisica

Todos os profissionais habilitados são Profissionais de Educação Física. É esse título que define a inserção no mercado de trabalho e os reúne em uma determinada categoria

Após 22 anos da regulamentação da profissão, das constantes lutas pela valorização e do reconhecimento social do Profissional de Educação Física como responsável pela orientação e prescrição de exercícios físicos, atividades físicas e esporte, o Sistema CONFEF/CREFs caminha rumo à sua consolidação.

Nessas duas décadas, em todos os segmentos da intervenção profissional, os avanços científicos, culturais e éticos foram muitos e, sem dúvida, a Educação Física alcançou um novo patamar de profissionalização.

Nesse contexto, iniciativas e propostas de lei, assim como decisões judiciais surgidas durante essas duas décadas, tanto podem ser contabilizadas como avanços e conquistas para a área como podem ser lidas como entraves no curso da história de sucesso da profissionalização da Educação Física brasileira. Situação que reflete a dinâmica da sociedade contemporânea e que lida com interesses e percepções nem sempre convergentes.

Na constituição da Educação Física como profissão regulamentada, a realidade impõe também a reflexão sobre alguns pontos e ações que podem contribuir para a consolidação profissional da área e do próprio Sistema CONFEF/CREFs. Entre esses pontos, ressalta-se a exigência de atuação qualificada, competente e segura dos seus profissionais. É essa, sem dúvida, a principal estratégia para os 450 mil profissionais se afirmarem como categoria profissional comprometida e necessária ao desenvolvimento do país. Registra-se que todos os profissionais habilitados são Profissionais de Educação Física e, assim, devem se auto denominar. A titulação obtida em nível de especialização, que lhes garante a inserção em uma determinada especialidade profissional, ou a expertise adquirida em uma das diferentes intervenções da área, não substitui o título conquistado na graduação. É esse título que define a inserção no mercado de trabalho e reúne todos os profissionais em uma determinada categoria.

Os avanços da Educação Física e da atividade física como práticas determinantes da qualidade de vida contribuíram para o aparecimento de novos segmentos de mercado e, com eles, novos espaços para o exercício profissional na área. Tome como exemplo o personal trainer, instrutor de musculação, de pilates, de zumba, de crossfit, de treino e/ou de ginástica funcional, de fit dance, de super Ioga, entre outros.

Nada contra a diversificação e ampliação do mercado de trabalho do Profissional de Educação Física. Essas intervenções, ao preservarem o núcleo duro da área, tentam responder às necessidades particulares de um determinado segmento da sociedade.

Entretanto, a reflexão aqui proposta é a de que as especialidades do exercício profissional não devem substituir ou se sobrepor à identificação do profissional como integrante de uma determinada profissão e de uma categoria específica. Assim, antes de qualquer outra adjetivação que marque a sua intervenção, todos são Profissionais de Educação Física. A complementação caracterizadora da sua ação propriamente dita virá na sequência, como no exemplo: “Sou Profissional de Educação Física, com especialidade ou com domínio técnico e científico na área de personal trainer”.

#SouProfissionaldeEducaçãoFísica

Jorge Steinhilber
Iguatemy Maria de Lucena Martins

Qual a razão desse assunto ser tratado, passados 20 anos da regulamentação? Porque somos uma Profissão ainda jovem em termos de regulamentação e é preciso tempo para perceber e apreender tudo o que concorre para dar unidade e estrutura a uma profissão como categoria.

Estamos chegando à maturidade da regulamentação e da criação do Sistema CONFEF/CREFs e, no conjunto dos avanços e conquistas da área, é relevante que todos referendem o conceito de categoria e se apresentem como Profissionais de Educação Física. A sociedade, os praticantes e as mídias entenderão que esta é a Profissão que devem enaltecer e que merece ser enaltecida.

Assim, reafirma-se que a apresentação individual e coletiva dos profissionais de Educação Física deve ser centrada primeiramente na sua profissão e, em seguida, na subárea onde atua, ou seja: a sua especialidade.

É a profissão que congrega os profissionais e que os credenciam para formar uma categoria, sendo reconhecidos e respeitados como tal. O coletivo, o conjunto dos profissionais, e o respeito à profissão que escolheram para servir à sociedade, revelam-se, assim, imperativos da profissionalização da Educação Física.

Categoria Profissional é o conjunto de profissionais que em razão de determinada atividade laboral exercem a mesma profissão e possuem caráter, espécie, natureza e interesses comuns, além de zelarem pela defesa do bom conceito da profissão e dos que a exercem. Por isso, o desafio da categoria é apresentar de maneira clara o papel que os profissionais podem exercer em benefício da sociedade brasileira.

Valorize, em primeiro lugar, a sua Profissão. É um dever de todos os Profissionais de Educação Física, além de um compromisso como categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img