Com a presença dos bumbás Caprichoso e Garantido, a cerimônia de abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) reuniu mais de 7 mil pessoas no Bumbódromo de Parintins, na noite desta quinta-feira (24).
O evento, que teve ainda a participação do Vidativa e do grupo de idosos do município, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado, Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contou com o apoio da prefeitura da Ilha Tupinambarana.
A cerimônia – Com uma bonita apresentação, a fanfarra do Centro Educacional de Tempo Integral Dep. Gláucio Gonçalves (CETI), juntamente com a companhia de dança do Educandário, abriu oficialmente a solenidade do Jeas em Parintins.
O segundo momento da cerimônia foi marcado pelo desfile das delegações. Os alunos de Barreirinha foram os primeiros a entrarem no Bumbódromo, seguidos dos estudantes de Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins.
Tocha – O revezamento da Tocha Olímpica, que saiu da 3ª Cia. Independente de Bombeiros de Parintins e percorreu a rua Paraíba até o Bumbódromo, foi um dos pontos altos do evento. A atleta Manoela Matos, campeã brasileira de salto em altura e aluna do Centro Educacional de Tempo Integral Dep. Gláucio Gonçalves (CETI) foi a primeira a conduzir a Tocha, que antes de chegar a Arena do Festival de Parintins, passou ainda pelas mãos de ex-atletas, que participaram da primeira edição dos Jogos de Parintins no ano de 1976.
A ex-atleta Maria Nilba Reis, recordista brasileira e sul-americana de arremesso de peso, e Gabriel Arcanjo, campeão Brasileiro de futsal, foram os escolhidos para acender a Pira Olímpica.
“É impossível não se emocionar, estar aqui nessa noite linda é uma honra. Passou um filme na minha cabeça, essa cerimônia mostrou que o esporte vive em Parintins. Agradeço ao governo do estado e a prefeitura por esse momento”, comentou Nilba Reis.
Entre as autoridades, além do prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia, do vice-prefeito de Boa Vista do Ramos, Júnior Andrade, e da coordenadora da Seduc em Parintins, Odinea Garcia, o secretário da Sejel, Manoel Almeida – que antes da solenidade visitou as delegações e acompanhou alguns jogos do Jeas – também prestigiou o evento e falou sobre a importância da realização dos Jogos Escolares do Amazonas.
“É emocionante estar aqui representando o governador Amazonino Mendes, e ver tantos jovens reunidos para celebrar o esporte. O Jeas movimenta não só quem participa diretamente, mas também envolve a comunidade e as famílias e isso é fundamental. É um dever do governo promover os Jogos Escolares. Quero parabenizar a todos que participaram dessa linda solenidade no palco do Festival Folclórico de Parintins”, comentou Manoel Almeida.
Boi-bumbá – Como não poderia deixar de ser, o encerrando da cerimônia foi ao ritmo de muito boi-bumbá. A Marujada e a Batucada alegraram a festa e fizeram todo mundo dançar o dois pra lá, dois pra cá de Caprichoso e Garantido.
Parintins é o terceiro polo do Jeas e as disputas, que vão até a próxima terça-feira (29), envolvem 1180 atletas dos municípios de Barreirinha, Nhamundá, Maués e Boa Vista do Ramos.