Uma homenagem tardia, mas sempre atual e justa !
Foi muito bom ver todas as manifestações do dia 19 de abril, que além de ser o dia do Exército é o dia do índio.
Sobre o Exercito, temos pouco a acrescentar, pois sabemos da importância dessa instituição para a soberania nacional.
Ressaltamos sim, aqui a criação por Getulio Vargas, do dia do Índio. O Índio, que aqui estava a dezenas de centenas de anos. Que foi massacrado , que sofreu e que e tanto sofre para sobreviver mantendo vivas as próprias tradições. O índio que foi quase extinto da terra onde um dia foi dono. O índio que enfrenta todos os tipos de preconceitos, mas que heroicamente ganha a cada dia, espaço no discurso dos mais iluminados brasileiros, pois representam o que há de mais original na Terra Brasilis e que podem, a todo instante, mesmo após mais de 500 anos de perseguições, ensinar ao “branco” novas lições diariamente. O índio que fala diversos idiomas e dezenas de dialetos para poder lutar por seus direitos. O índio que encara os desafios “brancos”, que é bacharel, que é Mestre, que é Doutor e que apesar das dores, não perde a gentileza.
A todos que lembraram do verdadeiro dono do Brasil, parabéns.
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril e foi instituído no Brasil durante o governo Vargas.
Escolas, entidades e diversos grupos indígenas realizam eventos a fim de recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.
Origem da Data – DIA DO INDIO
Em 19 de abril de 1940 foi realizado o “1.º Congresso Indigenista Interamericano”, no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México.
Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.
Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes no congresso. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que atua colaborando na coordenação das políticas indígenas na América.
Algumas informações históricas sobre a data 19 de abril.
· 797 — Imperatriz Irene organiza uma conspiração contra seu filho, o imperador bizantino Constantino VI. Ele é deposto e cegado.
- 1012 — Martírio de Alfege em Greenwich, na Inglaterra.
- 1213 — Papa Inocêncio III convoca o Quarto Concílio de Latrão pela bula “Vineam Domini Sabaoth“.
- 1506 — Massacre de judeus em Lisboa: morrem cerca de 3000 pessoas.
- 1648 — Batalha dos Guararapes: término do primeiro confronto entre o exército da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais e os defensores do Império Português.
- 1713 — Sem herdeiros vivos do sexo masculino, Carlos VI, Sacro Imperador Romano-Germânico, emite a Pragmática Sanção de 1713 para garantir que as terras dos Habsburgos e o trono austríaco fosse herdado por sua filha, Maria Teresa (na realidade só nascida em 1717).
- 1770 — O capitão James Cook avista a Austrália pela primeira vez.
- 1782 — John Adams assegura o reconhecimento pela República Unida dos Países Baixos dos Estados Unidos como um governo independente. A casa que tinha comprado em Haia, torna-se a primeira embaixada americana.
- 1809 — Um exército austríaco é derrotado pelas forças do Ducado de Varsóvia, na Batalha de Raszyn, parte das lutas da Quinta Coligação. No mesmo dia, o exército principal austríaco é derrotado pelas tropas do Primeiro Império Francês comandadas por Louis Nicolas Davout na Batalha de Teugen-Hausen, na Baviera, parte de uma campanha de quatro dias que terminou na vitória francesa.
- 1839 — O Tratado de Londres estabelece a Bélgica como um reino e garante a sua neutralidade.
- 1892 — Charles Duryea afirma ter dirigido o primeiro automóvel nos Estados Unidos, em Springfield, Massachusetts.
- 1903 — O pogrom de Kishinev em Kishinev (Bessarábia) começa, forçando dezenas de milhares de judeus a buscarem, mais tarde, refúgio na Palestina e no mundo ocidental.
- 1943
- O químico suíço Dr. Albert Hofmann deliberadamente experimenta LSD pela primeira vez.
- Segunda Guerra Mundial: na Polônia tem início o Levante do Gueto de Varsóvia, depois que tropas alemãs entram no Gueto de Varsóvia para levar os judeus remanescentes.
- 1958 — Criação da Arquidiocese de Aparecida pelo Papa Pio XII.
- 1960 — Estudantes da Coreia do Sul realizam um protesto pró-democracia em todo o país contra o presidente Syngman Rhee, mais tarde, forçando-o a renunciar.
- 1965 — Publicação do que se tornaria a Lei de Moore pela Electronics Magazine, em 19 de abril, um artigo de Gordon Moore sobre a evolução dos Circuitos Integrados (Chips).
- 1971
- Serra Leoa torna-se uma república, e Siaka Stevens o presidente.
- Lançamento da Salyut 1, a primeira estação espacial.
- 1973 — O Partido Socialista português é fundado na cidade alemã de Bad Münstereifel.
- 1975 — Lançamento do primeiro satélite da Índia, Aryabhata.
- 1993 — O cerco de 51 dias feito pelo FBI ao edifício do Ramo Davidiano em Waco, Texas, termina em um incêndio. Oitenta e uma pessoas morrem.
- 1995 — Atentado de Oklahoma City: Timothy McVeigh coloca explosivos no edifício federal Alfred P. Murrah, causando 168 mortos e mais de 500 feridos.
- 1999 — O Bundestag (parlamento alemão) retorna a Berlim.
- 2005 — Após quatro votações, o conclave elege Joseph Cardeal Ratzinger como Papa, que assume o nome de Bento XVI.
- 2006 — Inauguração do Casino de Lisboa, no Parque das Nações.
- 2011 — Fidel Castro se afasta do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba após 45 anos no cargo.
- 2013 — O suspeito do atentado à Maratona de Boston, Tamerlan Tsarnaev é morto em um tiroteio com a polícia.