Morar em outro país está na lista de objetivos de centenas de brasileiros. Atraídos por melhores oportunidades de trabalho, possibilidade de estudos e melhor qualidade de vida. A assistente social, Geisa Romenia que mora há mais de 12 anos na Holanda e já visitou 16 países, decidiu montar um canal no Youtube para orientar pessoas que desejam morar ou viajar para cidades do exterior.
O principal objetivo do canal é falar sobre o custo de vida fora do Brasil e quais os principais desafios que as pessoas enfrentam para conseguir se adaptar fora do país de origem.
“No canal vou mostrar sobre minhas viagens e trocar experiência com pessoas que estão vivendo ou passando pelas mesmas situações que eu. Acredito que através do canal vou contribuir muito com todas aquelas pessoas que tem curiosidade sobre vivência no exterior e desejam se aventurar em outro país”, disse Romenia.
Brasil sobe em ranking de países que mais enviam imigrantes
De acordo com um estudo divulgado pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil subiu em um ranking de países que mais enviam imigrantes para economias ricas. Os brasileiros passaram a ocupar a 17ª posição em uma lista de 50 principais nacionalidades que emigram para outros países.
Trabalho fora do Brasil
Segundo Romenia, a primeira das dicas para morar fora é estudar o país de destino. Clima, custo de vida, sistema de saúde, oportunidades de emprego, muitos são os fatores que você vai precisar analisar antes de se mudar para outro país.
“Além das dicas quero falar sobre a questão de emprego. Aqui existe uma política sobre a idade e hora trabalhada, mas a partir de 21 anos o salário e igualitário para todos. O salário mínimo aqui é 1.684,80 euros, ou seja, em média R$ 10 de mil quando convertido para moeda brasileira”.
Todas as dicas sobre o custo de vida na Europa estão disponíveis na página do Youtube “Geisa Romenia” e no Instagram geisa_romenia.