sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOSVirada Sustentável Manaus promove intervenção visual no Centro em prol da causa...

Virada Sustentável Manaus promove intervenção visual no Centro em prol da causa  LGBTQI+

A diversidade e o combate à violência e discriminação contra pessoas LGBTQI+ foram tema da intervenção cultural realizada na manhã desta sexta-feira (13), como uma das ações da Virada Sustentável Manaus, festival de mobilização para a sustentabilidade correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Faixas de pedestres com as cores do arco-íris foram estendidas na Rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.

“O que está acontecendo hoje é uma das várias ações em prol de mais consciência, para estimular a diversidade, falar sobre amor livre e sobre respeito”, disse a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a intervenção ocorreu sem público, apenas com voluntários do Conselho Criativo do festival, seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus. “Neste ano de pandemia, a gente teve que se reinventar, não só pela ausência de recursos, como também por não querer proporcionar aglomerações.  A solução que encontramos foi fazer algumas intervenções na cidade”, acrescentou Paula Gabriel.

A implantação da sinalização recebeu autorização da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, celebrou a ação. “Reconhecer esse público e as suas necessidades é também uma forma de demonstrar respeito. Por isso, minha parabenização à FAS pela iniciativa da faixa arco-íris. Toda iniciativa que soma em defesa de direitos é importante e deve ser fortalecida”, afirmou ela que também é presidente do Fundo Manaus Solidária.

A iniciativa foi inspirada em ações semelhantes já realizadas em vias de Paris, na França, e traz uma das temáticas trabalhadas pelo festival, que tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Programação online

Esta e outras intervenções foram filmadas e serão exibidas na programação virtual da Virada Sustentável Manaus, que ocorre entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro pelo Instagram @viradasustentavelmanaus e no canal “Virada Sustentável”, no YouTube. O público poderá acompanhar gratuitamente apresentações de artistas regionais, contação de histórias, talks sobre temas diversos, oficinas, sessões de yoga e meditação, entre outras iniciativas.

Letras gigantes

O Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, também foi palco de outra intervenção cultural realizada pela Virada Sustentável Manaus nesta semana. Na quarta-feira (11), o grupo instalou dois grandes banners no local, com as frases ‘Viva Amazônia Viva’ e ‘Vidas Indígenas Importam’.

As mensagens foram decididas de forma colaborativa, com objetivo de destacar a resistência da floresta e das populações indígenas que tanto conservam a natureza, fornecendo serviço ambiental para o mundo todo.

Os banners com as duas frases foram estendidos pelos voluntários para que a mensagem fosse vista pelos visitantes que circulavam no local, que é conhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade. A concepção artística foi feita por Denis LDO, artista de grafite e parceiro da Virada desde a primeira edição.

“O Denis LDO é um grafiteiro, parceiro nosso desde a primeira edição da Virada Sustentável Manaus. Ele fez essas artes lindas que ficarão como bandeiras da Virada e da FAS para levarmos em futuras ações e nunca esquecermos dessa mensagem”, disse Paula Gabriel.

   onu, amazonia,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img