Fim de semana muito tranquilo e feliz…
Estreia vitoriosa, sábado, do Nacional na Série “D” do Campeonato brasileiro. Venceu um jogo que pelas condições do campo, nem deveria ter sido realizado. Uma vitória importante, com um jogador a menos, na casa do adversário. O Leão da Vila Municipal subiu o primeiro degrau em direção à terceira divisão. Promessa do Governador Omar Aziz, nacionalino convicto, que deseja ver pelo menos um time do Amazonas na primeira divisão.
Essa boa vontade da maior autoridade do nosso Amazonas me alegra, mas me faz voltar no tempo, para quando o São Raimundo era da Série B. Nós, que frequentávamos os finados estádios da Colina e Vivaldão, fizemos de tudo para despertar o olhar e sensibilizar os então prefeito e governador sobre a importância de se manter um time na segundona e mais ainda, ajuda-lo a chegar à Série “A”. As ajudas vieram, mas de maneira solta, sem fiscalização e assim a queda foi inevitável.
Mas agora, com toda essa experiência, acho que o “Naça, além de Belém, passa!”. Degrau a degrau, sob o comando do nosso querido Lana, que até agora tem elogiado a tranquilidade no ambiente nacionalino, é possível. Estamos torcendo positivamente.
Jogo do Brasil no reconstruído Maracanã. Muito difícil fazer análise de um time que pouco treina. Eu, particularmente, gostei. Um empate no placar que nos deixa insatisfeitos, mas no desenvolvimento do jogo, uma equipe com postura, buscando a criação das jogadas. O técnico, como sempre, fez bobagem. Escalou Paulinho pela capacidade de decidir jogos e ao mesmo tempo deu a ordem para que ele guardasse a posição. Travou o cara, que ao perceber que seria substituído, resolveu desobedecer o Felipão e evitou a derrota. Neymar, Oscar e Hulk, muito marcados pouco conseguiram fazer. E a zaga, apesar da qualidade individual, precisa melhorar.
Na Ponta Negra mais um grande evento, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Passei lá rapidamente. Atmosfera bacana ! Não que esse tipo de ação seja de meu agrado, mas pelo menos está acontecendo. O certo é incentivar, verdadeiramente, nas bases das modalidades populares e APOIAR os eventos de WakeBoard, Motocross, paraquedismo etc.. Essas modalidades existem para os abastados financeiramente. Não deveriam fazer parte das preocupações da prefeitura. Acho que me fiz entender ! Mas foi legal de verdade ver a interação de tanta gente em torno do esporte.
E aí chegou a noite. E como tudo atrapalha o pobre, meu domingo não poderia terminar tão bem. Fiquei sabendo por meu filho que um grande amigo havia nos deixado. Vicente era um desses caras que nós, mais novos, somos levados a admirar. Iniciou as atividades competitivas tardiamente, aos 44 anos. Já tinha treinado por treinar por muito tempo e decidiu deixar de ser mais um na multidão. Dedicou-se e rapidamente evoluiu. Passou a ser o representante amazonense em competições nacionais de fisiculturismo. Campeoníssimo, reconhecido nacional e internacionalmente, também sofreu como os demais amazonenses, pela falta de apoio. Das 13 ou 14 vezes que se credenciou, viajou para o exterior apenas duas ou três vezes. Nunca diminuiu o ritmo. E além de si, passou a cuidar dos outros, orientando, incentivando, passando um pouco de sua curta, mas vitoriosa experiência. Difundiu a modalidade. Investiu dinheiro e tempo. Transformou-se num baluarte para os mais jovens. Sua linguagem direta e bem explicada, ajudava seus alunos a executarem os exercícios e suas respectivas dietas. São muitas histórias a contar, mas nenhuma vai demonstrar o que sentimos!
Obrigado Vicente.
Nailson Castro é Jornalista, Radialista, Cronista Esportivo, Estudante de Direito.
Atuou como repórter esportivo Na Tv Amazonas, Radio Amazonas, Jornal O Estado do Amazonas, Jornal Correio Amazonense, Jornal Acrítica, Tv Diário, Portal Norte de Notícias.
Nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006 foi eleito pela ADA – ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO AMAZONAS, como o Melhor Jornalista Esportivo do Amazonas.
Foi premiado por seis anos com MÉRITO ESPORTIVO, Prêmio Idealizado pela Secretaria Estadual de Esportes de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL)
Em 2019 foi um dos agraciados com o prêmio PROFISSIONAL DA IMPRENSA ESPORTIVA.
Atualmente exerce a função de Assessor de Comunicação e presta serviços para diversas entidades em Manaus e no interior do Amazonas