O dia foi de conquista para os pescadores do Amazonas que receberam, nesta quarta-feira (26/02), kits de segurança e equipamento que irão garantir melhores condições de trabalho por meio do programa Atualiza Pescador, do Governo do Amazonas. Para Lady Chelly, presidente da Associação de Pescadores de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), os itens representam um suporte essencial para quem depende da pesca para garantir o sustento da família.
“É uma classe lutadora, guerreira. Então, hoje, recebendo esses insumos, isso vai ajudar várias famílias. O kit pescador, com caixa de isopor, além de canoas, motores e rabetas, irá ajudar cada vez mais o pescador no seu trabalho”, ressaltou Lady Chelley.
A entrega de equipamentos aconteceu no município de Iranduba, marcando o início da terceira fase do programa que já beneficiou milhares de pescadores em todo o estado. As entregas foram realizadas pelo governador Wilson Lima.
A presidente da Associação de Pescadores de Novo Airão, Patrícia Barbosa, também destacou a relevância do programa para a categoria. “A importância é muito grande porque eles vão receber algo que vai ajudar na pesca”, afirmou Patrícia.
Segurança e estrutura
Os kits incluem camisa de proteção UV, chapéu, lona, colete salva-vidas e protetor solar e cerca de 1.200 caixas de isopor para armazenamento adequado do pescado. O objetivo nesta nova etapa é entregar 1.200 kits para pescadores de 59 municípios.
Outras três rabetas foram entregues para pescadores de Iranduba com recursos de R$ 50 mil, destinados por emenda do deputado estadual João Luiz (Republicanos). O valor também serviu para aquisição de itens como 200 cadeiras, aparelhos de ar-condicionado, roçadeiras e um bebedouro industrial.
Regularização
Além dos insumos para os pescadores, a cerimônia marcou a entrega de 200 Registros Gerais de Pescadores (RGP), documento que garante a o exercício legal da atividade e permite acesso a benefícios como crédito rural e seguro-defeso. No setor agrícola, 683 documentos rurais foram distribuídos, incluindo Cadastros do Produtor Rural (CPP), Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastros Ambientais Rurais (CAR), garantindo mais segurança jurídica para os agricultores.
O agricultor Francisco João recebeu uma licença ambiental para aumentar sua produção de hortaliças e ressaltou a relevância da documentação para os trabalhadores rurais. “Essa licença é muito boa, porque na minha consciência eu posso saber que estou dentro da lei, amparado pelo governo. Se todos trabalhassem dentro da lei dessa forma, teríamos um controle muito melhor”, pontuou o agricultor.
Atualiza Pescador
O Atualiza Pescador é um programa do Governo do Amazonas, implementado pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror, com o objetivo de promover a saúde e a segurança dos pescadores artesanais em todo o estado.
A primeira fase do programa contemplou 2.120 pescadores em nove municípios, e, em 2024, a ação foi ampliada para todos os 61 municípios do Amazonas, beneficiando mais de 3.200 pescadores. Além da distribuição dos kits, a Sepa realiza encontros com associações, colônias e sindicatos de pescadores, ouvindo suas demandas e traçando um panorama atualizado do setor pesqueiro no estado.
Fotos: Alex Pazuello/ Secom
Wilson Lima inicia entrega de kits, do programa Atualiza Pescador
Sepror recebe premiadas Queijarias de Autazes para uma feira especial de carnaval