Duelos foram realizadas neste domingo (21/05)
Após disputas de tirar o fôlego, o time feminino da Unopar, de Parintins, e a equipe masculina da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) deram show e sagraram-se campeões da etapa amazonense dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que teve como palco a Arena Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.
A “corrida pelo ouro” começou bastante acirrada entre a Unopar, de Parintins, e a equipe do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Talento, jogadas ensaiadas e muita garra não faltaram às atletas, que finalizaram o primeiro tempo de partida sem gols.
Já no segundo período, após sofrer um pênalti, a atleta Ranela Alfaia, da Unopar Parintins, não contou conversa e abriu o placar sobre as adversárias. As representantes da Uninorte até tentaram, mas não conseguiram reverter o placar de 1 a 0, que garantiu a vitória da equipe parintinense e o título inédito da fase estadual dos JUBs.
A estudante do quarto período de Educação Física da Unopar de Parintins e capitã da equipe, Natiele Mendes, 24, falou com alegria sobre a conquista fora de casa.
“Essa é a segunda vez que participamos da competição e agora a vitória veio. Chegar até aqui não foi fácil e estamos muito felizes com o resultado. A expectativa de poder competir a fase nacional é muito grande, principalmente por sermos o primeiro time de futsal do interior a representar o Amazonas nessa fase dos JUBs, então vamos focar na preparação e dar o nosso melhor”, destacou a atleta.
Com o resultado, a Uninorte garantiu a vice-colocação e o bronze ficou com a equipe da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Duelo de gigantes – A final do futsal masculino, realizada entre Unopar Parintins e Fametro, foi um verdadeiro duelo de gigantes.
No primeiro tempo, a equipe parintinense abriu o placar, mas logo foi contida pela Fametro, que igualou. Em seguida, mais um gol pra Unopar Parintins, que fechou com vantagem o período.
Ao recomeçar a partida, o time da Fametro não contou conversa e deixou tudo igual no placar, 2 a 2. Em seguida, reação da Fametro que conseguiu fazer mais três gols sobre a Unopar Parintins. O time parintinense ainda descontou com um gol, mas não alcançou os demais. Ao fim do duelo, 5 a 3 para a Fametro, que garantiu o título inédito na competição.
Diante do resultado, prata para a Unopar Parintins e bronze para a Uninorte.
Os campeões já estão com passaporte garantido para a etapa nacional dos JUBs 2023, que irá acontecer em outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Fotos: Divulgação/Faud.