DE: Portal do Jota
Uma estudante de 18 ANOS, universitária do curso de jornalismo, viveu momentos de terror e impotência na tarde da ultima terça-feira (6), ao ser agredida por policiais militares e não poder se defender.
Conforme as imagens (video) a vitima estava sentada em uma praça do Prosamim, no Centro de Manaus, Zona Centro-Sul de Manaus, quando os policiais em ronta ostensiva, abordaram um grupo de jovens e fizeram o procedimento de revista, mais ou menos 17h.
Um dos policiais pensou que a jovem estaria filmando a abordagem e junto com o parceiro de ronda se dirigiu à mulher e pediu o celular da mesma, pedindo que a mesma o desbloqueasse. Ela desbloqueou imediatamente e entregou o aparelho ao policial. Dois ou tres minutos vasculhando o celular da vitima não foram suficientes para o policial. Ele aproveitou o momento em que a jovem pediu o celular e passou a agredi-la verbalmente para depois tentar quebrar o braço dela e por fim, dar um tapa no rosto da menina.
Ela caiu no chão, impotente e ferida, desrespeitada, humilhada.
A estudante de jornalismo, relatou que só não foi mais agredida porque os agressores perceberam que estavam sendo filmados por outras pessoas..
Veja o vídeo:
O Comando da Polícia Militarm, ao tomar ciencia do fato, emitiu uma nota.
NOTA PMAM
Informamos que a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PMAM está acompanhando o caso e será instaurado Inquérito Policial Militar para analisar a conduta dos policiais da 24° Companhia Interativa Comunitária envolvidos em uma ocorrência na tarde da última terça-feira (06.09).
Ressaltamos que os policiais serão afastados de suas atividades operacionais até a conclusão do processo. Todos os elementos apresentados durante a ação investigatória serão apurados da forma transparente que o caso requer, respeitando o direito ao contraditório e à ampla defesa.
A Polícia Militar não compactua com abusos, excessos e comportamentos que contrariem a lei e a ordem. A Corporação preza sempre pelo bem comum, com o dever de servir, proteger e preservar os direitos individuais e coletivos.