sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBRASILcienciaUm novo combustível é a esperança do século XXI, superior ao hidrogênio...

Um novo combustível é a esperança do século XXI, superior ao hidrogênio convencional, e produzido economicamente a partir de metano

Na transição energética que o mundo está atravessando, o hidrogênio está assumindo um papel protagonista. No entanto, há um combustível turquesa disposto a tirar-lhe a atenção.

É um metal líquido que se produz debaixo da terra. Se falarmos de hidrogênio de forma geral, podemos dizer que é um combustível limpo. Quando consumido em uma célula de combustível, só gera água. Pode ser usado para armazenar, transportar e fornecer energia. É gerado a partir de diversos recursos energéticos, como gás natural, energia nuclear, biomassa, energia eólica e energia fotovoltaica.

Essas qualidades tornam o H um combustível atraente para diferentes aplicações, como transporte e geração de eletricidade. Dependendo da forma como é obtido, pode ser de um tipo ou de outro, e cada tipo de hidrogênio é determinado por cores, segundo seu grau de sustentabilidade.

Hidrogênio turquesa: ninguém o esperava

Assim chegamos ao combustível que alguns consideram melhor que o hidrogênio: o hidrogênio turquesa. De fato, o fabricante japonês de maquinário industrial Ebara está trabalhando em um novo sistema para gerar hidrogênio turquesa. Seu objetivo é poder comercializar até 2026, aproveitando o impulso global estabelecido na indústria: a descarbonização.

A maior parte do H gerado é extraído de fontes de combustível fóssil através de um processo extremamente intensivo em carbono. No entanto, o hidrogênio turquesa é obtido a partir do metano contido no gás natural e no biogás.

O processo pelo qual ‘nasce’ chama-se pirólise. No procedimento, ocarbono gerado encontra-se em estado sólido, o que significa que não é liberado para a atmosfera. A companhia, com sede em Tóquio, uniu-se ao Instituto Nacional de Ciências dos Materiais, à Universidade de Shizuoka e ao fabricante de materiais Taiyo Koko.

Este novo combustível líquido produz-se debaixo da terra e destrona o hidrogênio

Esta iniciativa foi encomendada pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais, apoiada pelo governo do Japão. O sistema atual extrai tanto hidrogênio quanto carbono no mesmo reator. A Ebara deseja extrair separadamente, de maneira que possa conseguir diferentes tipos de carbono sólido sem prejudicar a geração de hidrogênio.

O carbono sólido pode ser usado para várias coisas. Pode ser o negro de fumo para tornar os pneus mais fortes ou as fibras de carbono destinadas a veículos e aviões, entre outras aplicações.

Estamos considerando a possibilidade de nos associarmos com fabricantes de carbono, já que nosso objetivo é começar a vender carbono sólido de alta qualidade”, manifestou Shinya Yoshihama, responsável pelo marketing da Ebara.

A produção de hidrogênio também pode ser classificada como ‘verde’, produzindo o combustível utilizando fontes de energia renováveis,ou ‘azul‘, quando se refere à extração a partir de combustíveis fósseis e se vale da tecnologia de captura e armazenamento de carbono para mitigar as emissões.

Marcando um novo caminho para a descarbonização

A produção de hidrogênio verde não tem como consequência a geração de dióxido de carbono, masé cara pela quantidade de energia necessária. Por outro lado, as complicadas instalações de carbono continuam sendo um obstáculo feroz para o hidrogênio azul.

Nesse contexto, ohidrogênio turquesa chama poderosamente a atenção como uma alternativa mais econômicapara produzir um combustível limpo (sem emissões de carbono), que depende da fonte de eletricidade usada no aquecimento do metano. A Ebara adverte que estecombustível turquesa é crucial para alcançar uma “sociedade sustentável”.

1 COMENTÁRIO

  1. Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good results. If you know of any please share.
    Thanks! I saw similar art here: Eco product

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 COMENTÁRIO

  1. Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good results. If you know of any please share.
    Thanks! I saw similar art here: Eco product

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img