quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeAMAZONASUEA implanta a 1ª incubadora de empreendedorismo do interior do Amazonas

UEA implanta a 1ª incubadora de empreendedorismo do interior do Amazonas

UEA é a primeira instituição a implantar incubadora de empreendedorismo no interior do Amazonas

Além de Itacoatiara, a Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA) também teve a proposta de ampliação da incubadora aprovada pela Fapeam

Ampliando as oportunidades para o interior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implantará neste primeiro semestre de 2020, a Pró-Incubadora no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA).  Esta é a primeira vez que uma unidade do Ensino Superior do interior do Amazonas recebe um projeto voltado exclusivamente para o desenvolvimento profissional do empreendedorismo local.

Além de Itacoatiara, a Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), localizada em Manaus, também teve a proposta de ampliação da incubadora aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com a coordenadora do projeto no Cesit/UEA, Deolinda Ferreira Garcia, a incubadora será estruturada na sede da instituição com mão de obra local. Deolinda ressalta ainda que a iniciativa será de natureza mista, na intenção de atender diferentes linhas de produtos oriundos das ideias dos cursos regulares (Licenciatura em Computação e Engenharia Florestal) e demais cursos ofertados, mas podendo abranger ideias externas, inclusive de egressos do Cesit.

Neste primeiro momento, a Incubadora do Cesit atenderá alunos de graduação, professores, pesquisadores e egressos.

“Esta é a oportunidade de implementar o empreendedorismo no interior do estado, transformando ideias em negócios e assim ampliar os horizontes, inclusive, no financiamento de projetos que tragam recurso para o crescimento da unidade. Inicialmente o projeto será de formação e preparação da equipe, além da estruturação para que todos estejam alinhados com os objetivos da proposta”, acrescentou Deolinda Garcia.

A coordenadora explica também que a ideia de levar a incubadora para o interior surgiu das oportunidades de treinamentos oferecidas pela Agência de Inovação (Agin/UEA). Deolinda revela que, entre os maiores incentivadores e apoiadores do projeto em Itacoatiara, estão os professores Sálvio Rizzato e Kátia Meirielle, e a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.

“Precisamos dar ânimo novo aos Centros de Estudos Superiores, aos docentes e discentes, por meio desses projetos. O objetivo é mostrar que a universidade pode proporcionar a comunidade acadêmica conhecimentos que vão além daqueles repassados nas salas de aula. A incubadora vem nesse sentido preparar essa comunidade de forma efetiva para o mercado de trabalho. Despertando a capacidade de pensar o produto e transformar em negócio de sucesso”, enfatizou Deolinda.

Já o coordenador da primeira incubadora da UEA em Manaus, Sálvio Rizzato, disse que os novos investimentos permitirão  duplicar os espaços para receber novas empresas, com o objetivo de apoiá-las com consultorias, monitoramentos, treinamentos, visando aproximá-las cada vez mais do ecossistema. Rizzato destaca que essa é a segunda vez que a incubadora da ESO tem recursos aprovados pela Fapeam.

“O recurso que estamos recebendo da Fapeam é justamente para ampliar as ações, capacitar as startups, trabalhar as redes de contatos, colocá-las em network nacional e internacional, criando parcerias com outros estados e também com outros países. Vamos contratar novos monitores, consultores para dar apoio ao núcleo de Itacoatiara para que possamos começar a desenvolver startups de inovação fora de Manaus”, comentou.

FOTO: Ascom/UEA

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Cristina Magda Góes (99998-4230), Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Gerson Freitas (98181-1898).

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img