Terremoto deixa ao menos 152 mortos e 730 feridos em Mianmar e Tailândia

0
1


O terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar, nesta sexta-feira (28), deixou ao menos 152 pessoas mortas. O tremor foi sentido em outros países da Ásia, como na Tailândia e na China.

Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 730 ficaram feridas em Mianmar. Na Tailândia, oito mortes foram registradas, conforme autoridades. Equipes de resgate procuram mais de 80 desaparecidos sob os escombros.

O governo militar de Myanmar declarou estado de emergência em várias regiões atingidas pelo terremoto. O Estado fará investigações sobre a situação rapidamente e conduzirá operações de resgate juntamente com o fornecimento de ajuda humanitária”, disse no aplicativo de mensagens Telegram.

Terremoto

(Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha)

Terremoto

O epicentro do terremoto ocorreu perto de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, por volta das 12h50 no horário local (3h20 em Brasília). Doze minutos depois, um tremor secundário de magnitude 6,4 foi registrado na mesma região.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a devastação após os tremores. Em Bangkok, um prédio de 30 andares em construção caiu e ao menos três pessoas morreram. Cinquenta trabalhadores ficaram feridos e autoridades procuram por sobreviventes sob os escombros.

Mandalay, antiga capital real e centro do budismo do país, é um dos locais mais afetados pelo terremoto.

Ajuda internacional

A União Europeia, a França e a Índia já manifestaram disposição de enviar ajuda. O pedido de ajuda dos militares de Mianmar é raro e mostra a gravidade da situação. A Organização das Nações Unidas (ONU) informa que há “danos significativos” na região central de Mianmar. A Cruz Vermelha também relata destruições.

Terremoto

(Foto: Reuters)

Um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto fosse sentido com mais intensidade.





Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui