quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSETOR PRIMARIOagriculturaTécnicos do Idam participam de capacitação em prevenção e vigilância contra a...

Técnicos do Idam participam de capacitação em prevenção e vigilância contra a fusariose

Nova variante da praga, ainda não detectada no Brasil, é ameaça à bananicultura nacional

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) participaram, na quinta e nesta sexta-feira (24 a 25/11), em Rio Preto da Eva(região metropolitana de Manaus),  de uma capacitação no Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da Fusariose da Bananeira, praga que causa grandes prejuízos aos cultivos. A capacitação foi realizada na forma de palestra, realizada no auditório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), no primeiro dia, e no dia seguinte com aulas e demonstrações práticas no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).

A programação foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e fitopatologista do Ministério da Agricultura (Mapa), Wilson da Silva Moraes, e teve como público-alvo técnicos do Sistema Sepror.

“Viemos fazer uma ação de capacitação de técnicos envolvidos com a defesa agropecuária e a educação sanitária com produtores e técnicos também. Esta é uma ação do Ministério da Agricultura e que faz parte do plano nacional de prevenção e vigilância desta praga”, explicou o palestrante.

Segundo Moraes, a Raça 1 da fusariose, que afeta a banana-maçã, já está presente no Brasil há décadas. Por outro lado, esta variante nova, a Raça 4, ainda não foi identificada no território nacional, mas está presente em regiões fronteiriças com outros países. Ela ataca não somente a banana-maçã, mas também a prata e a nanica, entre outras, sendo assim uma ameaça à bananicultura nacional.

Moraes ressaltou ainda que a melhor medida é a prevenção para evitar que esta variante da fusariose se torne endêmica no país, haja vista a dificuldade para erradicá-la e os danos causados aos cultivos, reduzindo consideravelmente a longevidade das bananeiras suscetíveis.

O engenheiro agrônomo e gerente da unidade local do Idam em Rio Preto da Eva, José Maria Frade, esteve presente no evento e salientou a importância da capacitação para impedir a entrada da praga no estado.

“Esta ação educativa é produto de uma parceria entre os governos estadual, federal e municipal, através do Ministério da Agricultura, e está trazendo informações para que possamos prevenir a entrada da fusariose no estado do Amazonas”, apontou.

FOTOS: Analu Vieira/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam):  Antônio Barros Jr. (98145-1183) e Nailson Castro (99113-2311).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img