Curso constitui módulo IV de programa de formação de agentes em extensão rural
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), deram início hoje (12/09), ao módulo IV do Curso de Formação de Agentes em Extensão Rural do Idam, tendo como tema os ‘Sistemas Produtivos Amazônicos’.
Realizado na forma de videoconferência, a capacitação iniciou com o debate: “Compreendendo os territórios amazônicos: pelas veredas das várzeas e terras firmes”, contando com a presença dos palestrantes Selmo Andrade, engenheiro agrônomo do Idam; José Maria Ferreira, técnico em agropecuária do Idam; e Lindomar de Jesus Sousa Silva, técnico da Embrapa.
Ao descrever o ambiente agrícola, o palestrante José Maria frisou que este é, também um ecossistema.
“Além das diversas formas que o habitam especificamente, gerando o equilíbrio ecológico necessário para o sucesso da produção, todos os ecossistemas ao redor da zona de produção agrícola fazem parte de uma complexa teia de inter-relações. Trata-se de um olhar mais amplo, no qual não apenas a produção é focada, mas, principalmente a relação da área plantada”, ressaltou.
Os cursos continuam até a sexta-feira (16/09), abordando diversos aspectos da produção rural no contexto da região amazônica, com o objetivo de preparar extensionistas do Idam para atuarem junto aos produtores rurais do estado.