sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSem categoriaServidores da Aleam contribuem para fortalecer o banco de sangue do Hemoam

Servidores da Aleam contribuem para fortalecer o banco de sangue do Hemoam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio do programa Doador Legal, promove até o próximo dia 30, ação que incentiva servidores, colaboradores e a sociedade em geral, a doação de sangue junto à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A expectativa é que 150 doadores compareçam à sede do Hemoam, localizada Avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada de 8h às 17h, nessa que é a primeira edição da campanha em 2020, outras duas ações tiveram que ser canceladas por conta da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a diretora de Assistência Social da Aleam, Isabel Pacheco, um dos maiores desafios para os organizadores da ação, são justamente os efeitos da pandemia. Por isso, o trabalho de conscientização e o oferecimento de atendimento seguro seguem sendo o caminho para fortalecer as doações.

“A Assembleia faz em média três ações como essa, ao longo do ano. Contudo, nossos servidores e colaboradores estavam o ano inteiro sem doar, por conta da pandemia. Mas, hoje estão aqui atendendo ao chamado do Hemoam e a adesão de todos nos deixa muito feliz”, destacou Isabel Pacheco.

Esforço mínimo – Servidora da Aleam, a jornalista Fernanda Barroso, participa do programa há três anos e assegura que o esforço para manter as doações em dia, é mínimo diante da causa. Segundo ela, ao propiciar condições de doação aos servidores a Aleam fortalece a rede de apoio ao Hemoam.

“Mais do que nunca, as pessoas precisam ter um pouco mais de sensibilidade e empatia, com aqueles que não têm muita saúde como a gente. Algumas pessoas sofrem acidentes, outras têm doenças crônicas, ou hematológicas. Mesmo com toda a pandemia estamos tendo apoio para a higienização, à questão do distanciamento. É muito legal poder participar mais uma vez”, comentou Fernanda Barroso que realizou sua quinta doação de sangue.

 

Protocolo – Um ambiente acolhedor e que segue estritamente os protocolos instalados pelo Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim Eleonora de Alencar Alves, subgerente de coleta externa do Hemoam, descreve o ambiente oferecido aos doadores. Para ela, mesmo diante do medo diante do novo coronavírus, os servidores da Aleam estão entendendo a importância de participar da campanha.

“Quero agradecer a Assembleia, por meio da sua diretoria de Assistência Social. Imagino o quanto essa atividade está sendo desafiadora, mas garantimos aos servidores e a sociedade em geral, que seguimos todos os protocolos de saúde e, além disso, propiciamos um ambiente agradável para todos. Itens como mascará e álcool gel estão sendo disponibilizados e o distanciamento social está sendo cumprido. Quem vier, também receberá lanche e uma linda camisa doada pela Aleam”, explicou Eleonora Alves.

 

Via de mão dupla – Doar sangue é ficar por dentro da sua saúde sorológica. A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Alves, lembra ainda, que antes de ter seu sangue aprovado para as demais etapas de doação, o doador passa por uma bateria de exames sorológicos que podem revelar doenças até então desconhecidas pelo indivíduo.

“Ele passa pelo verdadeiro check-up sorológico. Podem ser detectadas doenças como: hepatite B, C, doença de chagas, sífilis, HIV 1, 2, HTLV 1, 2, tipagem sanguínea, fator RH entre outros. A pessoa faz os exames e com 30 dias a pessoa recebe o resultado”, frisou Eleonora Alves.

 

Doação por amor – O empresário Ricardo Feitosa Paixão também compareceu ao Hemoam, nesta quinta-feira (22), para doar. Mas, para fazer uma doação diferente, pouco conhecida entre a população. Ricardo estava lá, para fazer a chamada doação Aferese, ele mesmo quis explicar no que consiste o método.

“É uma doação especifica. O plasma e a plaqueta são separados do sangue. Uma máquina separa e filtra o sangue que depois é reintegrado ao organismo. Essa doação requer tempo e muita vontade de ajudar ao próximo”, explicou Ricardo Paixão.

Dependendo da necessidade, os organismos separados do sangue, são enviados para paciente submetidos a cirurgias, a exemplo das cardíacas.

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Joelma Muniz

Foto: Elisa Garcia Maia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img