O senador democrata pelo estado de Nova Jersey, Cory Booker, 55, fez um discurso de mais de 24 horas, a partir de segunda-feira (31), contra as “ações inconstitucionais” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O parlamentar nem sequer pôde ir ao banheiro desde que começou a discursar. O ato teve grande repercussão nas redes sociais.
A fala de Booker não impede que o Partido Republicano , majoritário no Senado, realize votações, mas pode servir de exemplo para os democratas, cuja oposição ao governo Trump tem sido morna na maioria das frentes. É a primeira vez, desde o início do segundo mandato de Trump, que os democratas bloqueiam de alguma forma o Senado.
🇺🇸 Em protesto contra política de Trump, o senador Democrata Cory Booker (Nova Jersey) quebrou o recorde de discurso mais longo da história no Senado americano, superando 24 horas e 18 minutos.pic.twitter.com/l3DghvX4XN
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) April 1, 2025
“Levanto-me esta noite porque sinceramente acredito que nosso país está em crise… Estes não são tempos normais nos Estados Unidos”, declarou Cory Booker. O discurso começou pouco depois das 19h locais (20h em Brasília) de segunda-feira.
O senador criticou as políticas radicais de cortes de gastos de Trump, que levaram Elon Musk , o homem mais rico do mundo e um dos principais conselheiros do presidente, a eliminar programas governamentais sem o consentimento do Congresso. O senador disse que Trump coloca em perigo a própria democracia americana.

Parlamentar nem sequer pôde ir ao banheiro desde que começou a discursar. (Foto: Reuters)
“Em apenas 71 dias, o presidente dos Estados Unidos causou muitos danos à segurança dos americanos, à estabilidade financeira e às bases da nossa democracia”, argumentou Booker.
Cory Booker recebeu o apoio de outros parlamentares democratas. Ao longo do discurso, ele também recitou poesia, falou de esportes e respondeu às perguntas de seus colegas.
Só quero te agradecer por manter a vigília por este país a noite toda”, disse o senador Raphael Warnock a Booker no plenário.
Discurso de senador democrata repercute nas redes sociais
O ato do senador teve forte repercussão nas redes sociais. A candidata democrata nas últimas eleições dos EUA, Kamala Harris, destacou o discurso feito por Cory Booker. “Devemos continuar a lutar pelo melhor de quem somos como americanos. Obrigado, Cory, por sua liderança”, escreveu na rede social “X”.
The true measure of a leader is not based on who you beat down but on who you lift up.
For over 24 hours, my friend @CoryBooker stood on the floor of the Senate and lifted up the voices of the American people harmed by the current administration.
We must continue to fight for…
— Kamala Harris (@KamalaHarris) April 2, 2025
“A verdadeira medida de um líder não se baseia em quem você derrota, mas em quem você eleva. Por mais de 24 horas, meu amigo Cory Booker permaneceu no Senado e levantou as vozes do povo americano prejudicado pela atual administração”, escreveu.
“Suas palavras significam mais para mim do que você pode imaginar. Obrigado por sua extraordinária generosidade e gentileza”, respondeu o senador, que recebeu o apoio de muitos seguidores.
Fonte: ICL Notícias