Secretário de Educação de Barueri (SP) é demitido após dizer que PCDs ‘não têm condição de aprender’

0
1


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

(Folhapress) – A Prefeitura de Barueri (SP) demitiu, nesta sexta-feira (16), o secretário de Educação, Celso Furlan, do cargo após a circulação de um áudio nas redes sociais em que diz que algumas pessoas com deficiência “não têm condição de aprender”.

No áudio, gravado durante uma reunião de trabalho da pasta, ele insinua que PCDs sobrecarregam o sistema de educação da cidade. O ex-titular da pasta diz: “O cadeirante que não mexe nenhum membro, nada, todinho torto, todinho deficiente, não tem condição de aprender nada. A mãe leva, sabe por quê? Para ficar livre, quatro, cinco horas do filho. E nós não temos como. Não aprendemos a lidar com isso ainda.”

Na fala, ele pede atenção às escolas sobre o acolhimento de novos alunos com deficiência. “Um garoto com problema de autismo significa 20 alunos a mais. Esse é um caso sério para pensar. Não que eu queira descartar, mas nós temos a Casa dos Autistas, que fica na nossa Secretaria do Deficiente. Mas as mães não estão preocupadas com isso. Elas querem se livrar do filho, e nós cuidamos deles. Não é certo”, diz, acrescentando que basta os trabalhadores aconselharem as mães.

Barueri

Celso Furlan insinua que PCDs sobrecarregam o sistema de educação da cidade. (Foto: Divulgação)

Através de nota publicada nas redes sociais antes do desligamento, Furlan afirma que a fala foi tirada de contexto. “Se trata de um recorte. O assunto foi tema de uma reunião de trabalho, onde se discutia a criação de ambientes escolares com mais oportunidades de aprendizado e infraestrutura aos alunos com deficiência. O estudo está em andamento. Barueri é referência em educação inclusiva”, diz na publicação.

Ele afirma que o objetivo não foi desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento e acreditar “firmemente na valorização da diversidade humana e no respeito à dignidade de cada indivíduo, independentemente de suas características.”

O que diz a Prefeitura de Barueri?

Em nota, a administração municipal confirmou o desligamento, lamentou o ocorrido, mas afirmou reconhecer “o trabalho que foi realizado durante anos por Celso Furlan à frente da pasta da educação, o que levou o ensino de Barueri a ser premiado e a atingir um nível de excelência reconhecido em todo o país.”

Diz ainda que “mantém uma política séria, ética e inclusiva voltada aos cuidados da pessoa com deficiência, seus familiares e cuidadores”.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui