O encontro destacou a importância da inclusão da comunidade negra e dos povos tradicionais nos editais da lei
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoveu mais uma reunião setorial sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG), na tarde de quinta-feira (20/04). Voltada para a comunidade negra, a conversa ocorreu no Cineteatro Guarany – anexo ao Palácio Negro, localizado no Centro de Manaus.
Com representatividade em debates sobre o povo negro, para incluir na aplicação da lei os povos negros, quilombolas e suas expressões culturais, o encontro foi marcado por levantamentos acerca da inclusão dessas comunidades em editais e demais atividades promovidas pelo Estado.
Segundo o conselheiro de Cultura da cadeira de Afrodescendência, Mestre Camaleão, a reunião tem o objetivo de esclarecer questionamentos sobre a LPG e como será destinado o recurso para a população negra. “É de suma importância que todos participem, tanto para opinar, como para entender esse processo e como se dará o andamento da lei”, afirma o conselheiro.
O produtor cultural Ruan Wendel, destacou a importância dos encontros proporcionados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Chegar nesse momento com a lei Paulo Gustavo e outras leis que incentivam o acesso à cultura é de extrema importância. E o trabalho da Secretaria de Cultura de ouvir os artistas é essencial para a construção do processo de inclusão”, avalia Ruan.
Mais informações sobre as reuniões setoriais podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal da Cultura.
FOTOS: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450, Thiago Hermido (99219-8156), Omar Gusmão (98129-2979) e Alessandra Mourão (98214-1582).