sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASSead busca aprimoramento com lista de serviços

Sead busca aprimoramento com lista de serviços

Para facilitar atendimento e garantir transparência, Sead lança carta com lista de serviços

Para garantir a qualidade e praticidade na prestação do serviço público e garantir transparência ao cidadão, a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) produziu uma carta de serviços em que estão descritas as etapas, prazos e locais de atendimento na secretaria e seus órgãos colegiados. Em 42 páginas, a secretaria listou 30 serviços que presta rotineiramente. O documento foi lançado nesta sexta-feira (31/01), às 10h no auditório Sead, localizada na avenida Constelação, 30, Conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo.

A Carta de Serviços tem por objetivo informar sobre serviços prestados pelo órgão ou entidade, formas de acesso a esses serviços e respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público, destacou a secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti. Acompanhamento de processo de exoneração, de abono permanência, solicitações de certidões e auxílio-funeral são alguns dos serviços descritos no documento.

“No caso da Secretaria de Estado de Administração e Gestão são mais de 30 serviços listados que têm como foco atender o servidor público diretamente. Traz os serviços prestados, onde são prestados, os prazos em que são prestados e facilita o acesso e o uso por parte dos servidores públicos”, disse a secretária.

Segundo o subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria, Rogério Siqueira de Sá Nogueira, o governador Wilson Lima determinou que as Ouvidorias de todos os órgãos do governo sejam reestruturadas e que todas as unidades do Executivo elaborem suas cartas de serviço para melhorar o atendimento ao cidadão.

“Esse atendimento com mais transparência e com mais clareza vai trazer o aperfeiçoamento da máquina pública. Essa máquina pública funcionando melhor, lá na ponta, vai se transformar em melhores serviços prestados por esses servidores à sociedade amazonense”, disse o subcontrolador-geral.

O cidadão poderá acessar a Carta de Serviços no site da Sead (www.sead.am.gov.br). A elaboração do documento seguiu os regulamentos do Decreto Estadual nº 40.636, de 7 de maio de 2019, e do Decreto Federal de nº 9.094, de 17 de Julho de 2017, e foi coordenado pela Ouvidoria da secretaria, explicou Agostinho Maia, ouvidor da Sead. A publicação conta com a contribuição de todos os gestores da Sead.

“Através dela, o cidadão tem posse de direitos no que diz respeito às suas demandas, serviços prestados e formas de atendimento, assim como os prazos legais da tramitação de um requerimento ou processo. Em posse da Carta de Serviços, o cidadão se respalda sobre os compromissos firmados pelo órgão diante do seu pedido. Ela é uma ferramenta de transparência e desburocratização de serviços da gestão pública, enfatizando os padrões de qualidade, eficiência e eficácia das atividades”, disse o ouvidor.

ÁUDIOS: Secretária da Sead, Inês Carolina Simonetii; Subcontrolado-geral, Rogério Siqueira

FOTOS: Gabriel Retondano/Sead

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img