sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICA NO AMAZONASdeputadosRoberto Cidade recebe comitiva para tratar sobre melhorias no Combate ao Abuso...

Roberto Cidade recebe comitiva para tratar sobre melhorias no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), recebeu uma comitiva de lideranças para tratar sobre a instalação do primeiro Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente do Estado do Amazonas. Além de Cidade, o deputado estadual Delegado Péricles também participou do encontro.

“Esse centro, a instalação dele, tem o meu total apoio e tenho certeza de que terá o apoio também de todos os deputados. É importante que tenhamos a sensibilidade de tratar esse tema como ele merece e, mais do que isso, permitir que as crianças e adolescentes vítimas tenham os sofrimentos minimizados e mais chances de que os acusados sejam penalizados como devem”, falou.

Conforme a indicação para a criação do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente e Estado do Amazonas, ele deve funcionar no prédio onde está instalada a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Av. Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona Sul, e abrigar os serviços necessários do Instituto Médico Legal (IML) e Maternidade Moura Tapajós no atendimento às vítimas, especialmente as de crimes sexuais.

De acordo com dados da Depca, houve aumento de 17% nos casos de violência infantil, no primeiro quadrimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril deste ano, foram registradas 462 ocorrências, sendo 67 a mais do que o registrado nos quatro primeiros meses de 2021.

Segundo a representante do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Amanda Ferreira, no ano passado foram notificados 1.557 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, no entanto, os números não refletem a realidade porque muitas vezes a descentralização de órgãos como Depca, IML e maternidade acabam por dificultar o registro de queixas desse tipo de crime.

“Muitas vezes, a criança, o adolescente, o familiar não tem condição física, financeira e nem emocional para fazer essa peregrinação e, por isso, os casos nem chegam a ser registrados. Nosso intuito é solicitar agilidade no processo de implementação do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente. Agradecemos ao presidente Cidade e ao deputado Péricles por nos ouvir em nome das crianças e adolescentes deste estado. Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e esse ato é um ato de fazer bonito, de quem coloca a criança como prioridade”, afirmou.

 

Denúncias

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes devem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Ou ainda na sede da Depca, no conjunto Morada do Sol.

 

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado no dia 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973, aos 8 anos de idade.

O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando a vítima é utilizada com propósito de troca ou de obtenção de lucro financeiro, como em redes de turismo sexual, tráfico humano, pornografia infantil e prostituição.

Foto: Joel Arthus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img