Roberto Cidade é o 4º deputado estadual, proporcionalmente, mais bem votado do Brasil
Com a totalidade de urnas apuradas, a votação histórica do deputado estadual Roberto Cidade (UB), com 105.510 votos absolutos, o coloca como o quarto deputado estadual mais bem votado do Brasil, proporcionalmente, com 5,35% dos votos válidos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O parlamentar mais bem votado da história da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), fica atrás apenas de representantes do Espírito Santo, Minas Gerais e Piauí. Minas possui o terceiro maior colégio eleitoral do País, o primeiro e segundo colocados são, respectivamente, São Paulo e Rio de Janeiro.
“As análises de desempenho começam a chegar e nos colocam encabeçando uma lista de deputados com massiva votação, proporcionalmente. Isso nos alegra, nos motiva e nos permite dimensionar, com um pouco mais de clareza, a grandiosidade desse pleito. Agradeço pela confiança e reafirmo que sei da responsabilidade que tenho. Esperem de mim muita dedicação, força de vontade e compromisso com o povo do meu Estado, que me concedeu a oportunidade de continuar trabalhando pelo Amazonas”, afirmou.
Conforme o levantamento feito com base nos dados divulgados pelo TSE, os três deputados estaduais do Brasil, proporcionalmente, mais bem votados foram: Sérgio Meneguelli (Republicanos), deputado estadual pelo Espírito Santo, com 6,60% dos votos válidos; Bruno Engler (PL), de Minas Gerais, com 5,75% dos votos válidos e Georgiano Neto (MDB), do Piauí, com 5,53% dos votos válidos.
Votações anteriores
Em 2018, pleito que o credenciou ao primeiro mandato como deputado estadual, Cidade obteve 33.239 votos, sendo o segundo candidato melhor votado. Antes disso, em 2016, em sua primeira eleição, essa para o cargo de vereador de Manaus, Roberto Cidade obteve 6.285 votos, sendo o 25º colocado em quantidade de votos e o primeiro suplente da coligação, que fez quatro vereadores. No fim de 2018, Cidade assumiu como vereador para um mandato de 45 dias.
Quinze deputados estaduais mais bem votados, proporcionalmente, no País
1º. Espírito Santo – Sérgio Meneguelli (Republicanos) – 6,60%
2º. Minas Gerais – Bruno Engler (PL) – 5,75%
3º. Piauí – Georgiano (MDB) – 5,53%
4º. Amazonas – Roberto Cidade (União) – 5,35%
5º. Santa Catarina – Ana Campagnolo (PL) – 4,88%
6º. Mato Grosso – Janaína Riva (MDB) – 4,70%
7º. Rio Grande do Norte – Wendel Lagartixa (PL) – 4,69%
8º. Tocantins – Leo Barbosa (Republicanos) – 3,92%
9º. Paraná – Alexandre Curi (PSD) – 3,90%
10º. Acre – Nicolau Júnior (PP) – 3,80%
11º. Sergipe – Cristiano Cavalcante (União) – 3,72%
12º. Alagoas – Alexandre Ayres (MDB) – 3,66%
13º. Pernambuco – Pastor Júnior Tércio (PP) – 3,66%
14º. Mato Grosso do Sul – Mara Caseiro (PSDB) – 3,48%
15º. São Paulo – Eduardo Suplicy (PT) – 3,46%