Ao menos 5 capitais podem registrar menor temperatura do ano no fim de semana; veja previsão
Segundo o Inmet, todos os estados do Sul, boa parte do Sudeste e Mato Grosso do Sul devem ter declínio entre 3°C e 5°C nas temperaturas nos próximos dias.
A frente fria que avança pelo Brasil deve provocar chuvas em boa parte do país, além de fazer as temperaturas no Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste caírem nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados do Sul, São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul devem ter declínio entre 3°C e 5°C nas temperaturas ao longo do fim de semana.
O Inmet emitiu aviso amarelo (perigo amarelo) para baixas temperaturas para a àrea que vai do extremo Sul do Brasil, abrange todo o Sudeste (com exceção do Norte de Minhas Gerais) e se estende pelo Centro-Oeste. Pelo menos cinco capitais devem registrar as menores temperaturas do ano entre sábado (5) e domingo (6):
Porto Alegre – previsão de mínima de 13°C no sábado
Curitiba – previsão de mínima de 12°C no sábado
Florianópolis – previsão de mínima de 16°C no sábado
São Paulo – previsão de mínima de 15°C no domingo
Belo Horizonte – previsão de mínima de 17°C no domingo

Mapa elaborado pelo Inmet mostra áreas do país com alerta para chuvas fortes e queda de temperatura (Fonte: Inmet)
Veja como fica a temperatura na sua região
Região Sul
Depois de uma semana muito chuvosa, o tempo fica mais estável nos estados do RS, SC e PR. Em todo o Rio Grande do Sul, em parte de Santa Catarina, com exceção do noroeste do estado, e no sul do Paraná, as temperaturas devem cair entre 3 e 5 graus.
Região Sudeste
Muita chuva no estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As áreas entre o litoral norte de São Paulo e boa parte do centro-sul do Rio de Janeiro podem ter chuva acima de 100 milímetros por dia nos próximos dias. O Inmet emitiu um aviso meteorológico vermelho (grande perigo) para os acumulados de chuva previstos para o centro-norte do Rio de Janeiro e também sul do Espírito Santo para o sábado (5).
Além dos temporais previstos, há expectativa de ventos muito fortes entre o Sul e o Sudeste e também possibilidade de ressaca. A Marinha emitiu um alerta para ondas de até 3 metros para esta sexta e para o fim de semana para todo o litoral paulista e o litoral carioca. A agitação do mar também pode atingir o litoral do Espírito Santo.

Várias àreas do Sudeste seguem com riscos de alagamentos e transbordamento de rios (Foto: Agência Brasil)
Região Centro-Oeste
Mato Grosso, oeste de Goiás e do Mato Grosso do Sul devem ter acumulados que podem superar os 50 mm. Além disso, a temperatura entra declínio no MS. Calor e umidade podem provocar chuvas em áreas do nordeste de Goiás e Distrito Federal.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no oeste do Amazonas, Pará, Amapá, além do norte do Tocantins e oeste de Rondônia, com acumulados que podem ultrapassar os 80 mm (tons em vermelho e rosa). Menores volumes são previstos para o Acre, Rondônia, além do sul do Pará e de Tocantins, com valores abaixo de 40 mm.
Região Nordeste
O norte do Maranhão e do Piauí e o litoral do Ceará, e toda faixa leste da região — Rio Grande do Norte até Pernambuco — tem chuvas entre fortes e moderadas. Em áreas da parte central da Bahia e interior dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, pode não haver registro de chuva, bem como redução da umidade relativa do ar, com valores abaixo de 50%.
Região Norte
Amazonas, Pará, Amapá, além do norte do Tocantins e oeste de Rondônia, terão acumulados de chuva que podem ultrapassar os 80 mm. Menores volumes são previstos para o Acre, Rondônia, além do sul do Pará e de Tocantins, com valores abaixo de 40 mm.
Fonte: ICL Notícias