Prestigiado à frente da Sepror, Daniel Borges é reconhecido por Wilson Lima

0
1

A valorização de Daniel Borges pelo governador Wilson Lima e sua permanência à frente da Sepror indicam a continuidade de políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor primário no Amazonas

Conteúdo republicado de BLOGDOMARIOADOLPHO

Em evento realizado nesta terça-feira, 25/03, em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou o trabalho do secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, ressaltando sua contribuição para o fortalecimento do setor primário no estado. A manutenção de Borges à frente da Sepror, mesmo após a recente reforma do secretariado estadual, reflete a confiança do governador em sua gestão.

Durante a última reestruturação do governo, diversas correntes políticas manifestaram interesse na liderança da Sepror, evidenciando a importância estratégica da pasta. Contudo, Daniel Borges foi mantido no cargo, sinalizando prestígio e reconhecimento por parte do governador.

Sob sua liderança, a Sepror tem se destacado por iniciativas que visam fortalecer a produção rural no Amazonas. Recentemente, a secretaria promoveu o 1º Encontro das Patroas do Agro, qualificando mais de 150 produtoras rurais em áreas como piscicultura e produção de biofertilizantes. Além disso, a Sepror participou da abertura da temporada de pesca do mapará, atividade que movimenta a economia local e gera renda para milhares de pescadores

Perfil

Engenheiro de Pesca formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, Daniel Borges possui uma trajetória sólida no setor. Servidor concursado do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), já exerceu funções como Gerente Estadual de Pesca e Aquicultura, Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural e presidente do Idam.

Solenidade

Nesta terça-feira, o governador Wilson Lima fez a entrega de veículos, equipamentos e insumos para o setor primário. As ações envolvem investimentos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Na ocasião, a Associação Agrícola São Francisco do Caramuru e a Associação dos Moradores da Comunidade do Hollywood foram beneficiadas com fomento voltado para a aquisição de um veículo tipo Saveiro, um barco empurrador, um trator, uma grade aradora e uma lavadora de pressão. Os investimentos são frutos dos editais 002/2021 e 001/2023 do FPS. Pelo Idam, ainda foram repassados um microtrator, um quadriciclo e um motor de popa de 15 HP em crédito rural.

Manquinário entregue pelo governador

Na solenidade, 60 kits de casas de farinha foram destinados a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no âmbito tradicional e indígena, contempladas no edital de chamamento público, atendendo a 20 municípios do Amazonas. Outra ação foi a aquisição de 55 toneladas de alimentos de 18 produtores pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, coordenado pela Sepror.

Diversificando a produção, o Governo do Amazonas também fez a entrega de 3,9 mil mudas de citros para 130 produtoras do Ramal do Pau Rosa, zona rural de Manaus. Para pescadores, foram repassadas 21 panagens para apoiar a pesca do pirarucu de área e manejo autorizados. As redes serão repassadas para a Federação dos Manejadores e Manejadoras de Pirarucu de Mamirauá (Femapam), do município de Tefé, e para a Prefeitura de Tapauá.

Outras duas máquinas de vassoura e sacos de ráfia foram entregues pelo Programa de Doação Onerosa, bem como a destinação de duas toneladas de jerimum adquiridas pelo Programa de Assistência Familiar (PAF), ações viabilizadas pela ADS.

A ação ocorreu no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, quilômetro 2, BR174, bairro Lagoa Azul, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui