quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPREFEITURA DE MANAUSPrefeitura de Manaus realiza ação de plantio de mudas às margens do...

Prefeitura de Manaus realiza ação de plantio de mudas às margens do igarapé do Gigante

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 4/5, a ação “Plantio de mudas no igarapé do Gigante”, na escola municipal Profª Tereza Cordovil Guimarães, na comunidade Cristo Rei, no ramal do Bancrévea, bairro Tarumã, na zona Oeste.

A unidade de ensino, que atende 440 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, participa da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – Restaura a Natureza, promovida pela Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, sendo a única de Manaus na competição.

A ação está integrada ao projeto “Manaus, te quero verde”, uma parceria da Semed com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e as empresas Musashi da Amazônia, Tutiplast, Gaia Eco, Eletrolux, Fundação Rede Amazônica e Águas de Manaus.

Na ocasião, foram plantadas um total de 200 espécies nativas da Amazônia por alunos, professores e representantes das entidades parceiras, além de mudas de açaí, ipês roxo e branco, acerola, manga, entre outras. A programação contou também com apoio do Coletivo Todos pelo Gigante (moradores que residem no entorno do igarapé Gigante) e do Comitê da Bacia do Tarumã.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Erica Amorim, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a prefeitura e as entidades parceiras, e também a contribuição ambiental que vai beneficiar os moradores da localidade.

“A ação está sendo desenvolvida com a escola Tereza Cordovil, em parceria com a Semmas, Instituto Soka, entre outros. A unidade de ensino é a única de Manaus que participa dessa competição. A Semed, por meio da nossa secretária Dulce Almeida, está apoiando a escola para que seja a vencedora dessa olimpíada. Porém, o mais importante em toda essa ação será o igarapé do Gigante e o meio ambiente”, concluiu.

Para a diretora da escola, Fernanda Freitas, a ação faz parte da proposta da unidade de ensino na participação da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, preocupada com a questão ambiental e contribuindo com a comunidade que mora nos arredores do igarapé.

“A escola considera esse momento muito importante, primeiro porque estamos participando de uma competição nacional, justamente a nossa escola que tem um objetivo muito grande de preservar e restaurar esse espaço, no caso foi escolhido o igarapé do Gigante. Nós adotamos esse espaço para cuidar dele, para plantar, por meio dessa ação e desse momento de cultivar em nossos alunos o bom hábito de preservar o meio ambiente”, enfatizou.

De acordo com o diretor do Departamento de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, foi realizada a limpeza da área, abertura de covas e o plantio das mudas. Para ele, é fundamental que todos estejam imbuídos no mesmo objetivo de cuidar do meio ambiente.

“Hoje nós estamos fazendo um trabalho de enriquecimento vegetal, fazendo o plantio de diversas mudas frutíferas da Amazônia, que tem um potencial de atratividade para a fauna, que vão ajudar na composição vegetal dessa área, bem como na preservação e evitar, por exemplo, que haja ocupações irregulares nas margens do igarapé. Além disso, a Semmas a partir de hoje vai inserir essa área no seu cronograma de manutenção“, informou.

O diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato, um dos parceiros da Semed no projeto “Manaus, te quero Verde”, parabenizou a ação da escola em ajudar com o plantio das mudas, beneficiando a comunidade no entorno do igarapé.

“Nós estamos presenciando esse evento, essa iniciativa da escola, e acreditamos que é possível sim a mudança no comportamento e na consciência das pessoas. É fundamental essas ações da sociedade, principalmente dos alunos nessa idade. O Instituto Soka sente-se honrado em participar de projetos dessa natureza, porque nós temos um termo de cooperação sobre a promoção da educação ambiental em todos os níveis das escolas municipais”, concluiu.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://bit.ly/3szqa0T

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img