Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura de Manaus e pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) irá garantir a adequação da ciclovia construída na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) participou das discussões sobre as mudanças necessárias para ajustes na ciclovia. A intenção é tornar a obra segura aos ciclistas que se deslocam na via.
A atual faixa, no sentido Centro-bairro, será desativada, e será feita a recomposição das três faixas de rodagem em suas medidas originais, e uma ciclovia será construída no outro lado da pista, no sentido bairro-Centro, com mão e contramão. O TAC foi assinado na terça-feira, 9/11, na sede do MP-AM, na Ponta Negra, e a Prefeitura de Manaus encaminhará ao órgão ministerial um projeto da obra em até 60 dias.
A ciclovia se estenderá do complexo turístico da Ponta Negra até as proximidades da Igreja da Restauração (Ministério Internacional da Restauração). Algumas desapropriações deverão ser realizadas.
Desde agosto, por determinação do prefeito David Almeida, a Prefeitura de Manaus está em tratativas com o Exército Brasileiro para a readequação da ciclovia e regularização do espaço.
Também participou da reunião a Procuradoria Geral do Município (PGM).
— — —
texto – Divulgação / IMMU
Fotos – Sidney Mendonça / IMMU
———————————————–
Nota do editor:
É uma ignorância, um desrespeito chamar as pinturas feitas em algumas calçadas e avenidas de CICLOVIA. É desconsiderar a visão e a inteligência população. Para quem é adepto do ciclismo, é revoltante ouvir alguém se referir às MILIONÁRIAS PINTURAS como um espaço reservado para quem utiliza bicicleta. O que a prefeitura de Manaus fez (2013-2020) pode ser tudo, menos uma ciclovia. Da mesma maneira irresponsável, o pretenso candidato a presidência da República pelo PSDB, deixou de herança um VIADUTO que precisou ser interditado nos primeiros minutos do primeiro dia da gestão DAVID ALMEIDA na prefeitura de Manaus.
Orçamentos milionários e efetividade das propostas, quase zero. Aliás, sobre essa pretensa faixa pintada, a falta de estrutura dentre outros requisitos, permitiu que diversos acidentes, inclusive com morte, ocorressem nos ultimos anos. São essas faixas que agora o prefeito David Almeida se propõe a “readequar”.
Muita gente, iludida com o nome CICLOVIA, investiu em uma bicicleta. Mas a insegurança dentro das faixas fez com que a bike fosse rapidamente encostada. Algumas pessoas sofreram acidentes e dentre elas, algumas perderam a vida.
Esperamos que David Almeida faça o que for possível e que O QUE FOR FEITO funcione.
SE NÃO HOUVER POSSIBILIDADE DE FUNCIONAMENTO, que seja extinta essa pintura ou pelo menos que a utilização do nome CICLOVIA seja proibido !