quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioINTERIOR DO AMAZONASCOARIPrefeitura de Coari realiza ação conjunta de cidadania e entrega ramal revitalizado...

Prefeitura de Coari realiza ação conjunta de cidadania e entrega ramal revitalizado no Guarabira

 

Uma série de serviços de saúde, assistência social, produção rural, meio ambiente, educação, esporte e lazer, ofertados gratuitamente à população, marcou a inauguração do ramal do Guarabira, que foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Coari, beneficiando 18 comunidades do Lago do Mamiá e mais de 500 famílias que dependem desse acesso para escoar a produção. O evento aconteceu nesta sexta-feira (11), com a presença do prefeito Keitton Pinheiro, vice Edilson Lima e vereadores. A cerimônia contou ainda com a participação especial do ex-prefeito Adail Filho.

A obra no ramal, que recebeu o nome de Gilberto Braga de Souza, fundador do Guarabira, iniciou na gestão de Adail Filho e teve sua continuidade garantida pelo prefeito Keitton Pinheiro, que está atento aos anseios da população. “Nós queremos o melhor para Coari, e é com muita alegria que estamos aqui entregando o resultado desse trabalho que representa respeito e mais segurança para todos, além de já está impulsionando a economia local, não somente pelo potencial de produtos regionais, mas também, através da visitação ao balneário”, afirmou Pinheiro.

A via possui 1.200 metros de extensão e foi revitalizada com recursos próprios pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Foram realizados serviços de pavimentação asfáltica, com a construção de calçada, sarjeta e meio-fio, sinalização viária e pintura. Além disso, foi construída uma rampa de 200 metros, que dá acesso à margem do lago, para facilitar o desembarque da produção, bem como um estacionamento para 74 motos e 20 carros, com vagas para idosos e sinalização, por meio de um trabalho em conjunto com o Departamento de Trânsito (Detrac).

O ramal Gilberto Braga de Souza é uma via de acesso muito importante para o abastecimento de Coari, pois interliga a sede do município ao Lago do Mamiá, onde há grande produção de pescado, como mapará, matrinxã, jaraqui e tucunaré – o peixe responsável pela criação do Torneio de Pesca Esportiva que acontece na região. Também é de lá que sai mais de 500 mil cachos de pupunha por ano, mais de 30 mil sacas de açaí, além de uma grande quantidade de recursos madeireiros, farinha, castanha e outros produtos regionais.

Em 2001, na gestão do prefeito Adail Pinheiro, o ramal recebeu pavimentação e infraestrutura que trouxeram inúmeros benefícios para a população que utilizava a via, permitindo a ampliação da área de escoamento da produção e a construção de um Centro Comunitário para acolher os ribeirinhos. Em 2013, também na gestão de Pinheiro, foram realizadas outras melhorias no acesso ao local, no entanto, as gestões de oposição que sucederam deixaram o ramal Gilberto Braga de Souza em total abandono, fato que gerou grandes dificuldades.

Na gestão de Adail Filho, a localidade voltou a receber a atenção do poder público com o início dos trabalhos de revitalização. Em sua fala, o político enalteceu a finalização da obra pelo atual prefeito. “Fico feliz em poder retornar para a minha cidade e ver que o Keitton Pinheiro está dando continuidade ao nosso trabalho e ao nosso plano de governo. Os serviços que foram feitos no Guarabira mostram o nosso respeito à população, principalmente, às pessoas trabalhadoras dessa região, que merecem toda a dignidade possível”, declarou o ex-prefeito.

Ação Conjunta

Durante a inauguração da obra, aconteceu uma Ação Conjunta de Cidadania, que envolveu diversas secretarias municipais na oferta de atividades e serviços à população. Na área do Esporte, houve competições como corrida pedestre (1.200 metros), corrida de rabeta (5.5HP e canoas regionais) e natação (adulto e infantil). Em relação a Educação foi feito busca-ativa dos alunos e a Saúde realizou atendimentos médicos, de enfermagem, avaliação de saúde bucal, aplicação de flúor, vacinação contra a Covid-19, multivacinação e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

 

Na área de Assistência Social foram oferecidos encaminhamentos para as redes socioassistenciais, emissão de documentos, identificação e cadastro de idosos, atualização do  CadÚnico, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, entre outros. Enquanto Meio Ambiente fez a instalação de placas de conscientização e educação ambiental no balneário e a Produção Rural realizou declaração de agricultor (que serve para solicitar aposentadoria, pensão, auxílio maternidade, auxílio doença e cartão do agricultor) e cadastro para aquisição de mudas de açaí e alevinos de tambaqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img