quarta-feira, julho 3, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSPrefeitura de Manaus usa tecnologia dos drones para regularização fundiária

Prefeitura de Manaus usa tecnologia dos drones para regularização fundiária

Com a força da tecnologia, tecnicos fazem a imagens que ajudam no trabalho de Georeferenciamento para Regularização Fundiária Urbana A Prefeitura de Manaus, via Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), dentro da estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), adquiriu a tecnologia e softwares para usar drones nos processos de georreferenciamento de áreas necessários para a regularização fundiária na capital amazonense. Nesta sexta-feira, 23/4, foram iniciados os trabalhos de voo de aeronave não tripulável no bairro Novo Reino 1, zona Leste, começando o projeto de vetorização das habitações e imóveis que serão regularizados pela Vpreshaf. Drones têm sido cada vez mais utilizados em projetos que visam dar infraestrutura urbana e celeridade a projetos de regularização fundiária, com processo de coleta de dados tecnológicos e menores custos.

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, avaliou que o uso de aeronaves para realizar atividades da autarquia é um diferencial para a melhoria da gestão pública. “O uso de tecnologia é uma evolução. Será usada nas atividades de titulação de lotes da regularização fundiária, dando celeridade ao trabalho e maior qualidade técnica, conforme nos determinou o prefeito David Almeida”, afirma Valente.

Em Manaus, o drone utilizado é o Mavic 2 Pro, que faz a coleta de imagens para o sensoriamento remoto e fotogrametria. A tecnologia associada aos softwares e planejamento permite reduzir o tempo do trabalho em campo significativamente, o que na forma convencional da topografia levaria mais de um ano, e com os drones passam a ser de até três meses.

Outra vantagem do uso de drones é a precisão dos dados que são coletados no levantamento, tornando os resultados finais muito mais confiáveis. Além disso, o equipamento oferece ainda a facilidade de acesso a locais de difícil alcance.

“Na realização dessa etapa do trabalho merece destaque a utilização de drones na regularização fundiária. Esses equipamentos são os responsáveis por captar imagens das áreas onde estão sendo realizados os levantamentos”, explica o vice-presidente de Habitação, Renato Queiroz.

Capturadas

As informações capturadas são processadas, obedecendo às métricas da ciência fotogramétrica, com a finalidade de geração de bases cartográficas da área de interesse.

“A utilização das bases cartográficas geradas pelo processo de coleta de dados com drones (ortofoto, modelo digital de superfície e modelo digital de terreno) permitem análises técnicas, como mensuração de áreas, volumes e perfil topográfico do terreno, com alto nível de precisão”, afirmou o gerente de Projetos e Programas da Vpreshaf, Elismar Maciel.

As informações capturadas pelos drones, pós processadas via softwares e aplicativos como Drone Deploy, Mappa e ArcGIS, são usadas para formar uma grande foto atualizada da área de interesse, mosaico de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

Essas bases são usadas pela equipe de regularização para construir o memorial descritivo, com informações sobre o tamanho do imóvel, a sua localização espacial, bem como o tamanho correto de cada escritura a ser regularizada e limites atuais.

Manaus tem pressa, o trabalho não para !


— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Altemar Alcantara/ Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img