sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASPonto turístico e ecológico, Museu da Amazônia, à mercê dos bandidos na...

Ponto turístico e ecológico, Museu da Amazônia, à mercê dos bandidos na Zona Leste de Manaus.

MUSA
Inserido na maior reserva urbana do Brasil, com 100 mil metros quadrados, o Museu da Amazônia oferece atrações para os seus visitantes conhecerem, como o lago onde estão as vitórias-régias, o aquário com peixes da região, o orquidário, borboletário, a torre de observação de 42 metros de altura, entre outros pontos de visitação.  A entrada , por assim dizer, é feita pelo bairro Cidade de Deus, na Zona Leste de Manaus.

No ultimo domingo, 13 de março, um criminoso disfarçado de militar do  Exército, portando uma pistola e usando mascara e chapéu,  assaltou 24 turistas e visitantes em uma das trilhas do Musa.
Como não é a primeira vez, e tendo o assaltante demonstrado conhecimento do local, os administradores prevêem que outros assaltos podem ocorrer, caso o Estado e a Prefeitura não dêem prioridade à segurança desse, que é um dos pontos turisticos da cidade de Manaus.

Por conta disso, uma carta foi enviada ao Prefeito Dadid Almeida e ao Governador Wilson Lima.

Carta aberta aos
Exmo Governador do Estado do Amazonas Sr. 𝗪𝗶𝗹𝘀𝗼𝗻 𝗟𝗶𝗺𝗮 (@wilsonlimaam)
Exmo Prefeito da cidade de Manaus Sr. 𝗗𝗮𝘃𝗶𝗱 𝗔𝗹𝗺𝗲𝗶𝗱𝗮 (@davidalmeidaam)

Manaus, 14 de março de 2022

“O Museu da Amazônia, o Musa, é um dos símbolos mais celebrados da fraternidade de Manaus com a floresta amazônica. Curiosos, turistas e manauaras, cientistas e estudantes respiram o ar de floresta, percorrem as trilhas e admiram deslumbrados, a flora exuberante, as araras e formigas.
Nos últimos meses chegamos a receber mil e quatrocentos visitantes em um só dia.

O sucesso de público, registrado pelas agências de aconselhamento ao turismo, contrasta lamentavelmente com nossa capacidade de garantir a segurança dos visitantes, dos equipamentos expositivos e dos laboratórios científicos e culturais.
No dia 20 de novembro último 20 visitantes foram imobilizados e roubados por um assaltante armado”.

Com estas palavras lançava um apelo às V. Exas para que o Estado e o Município se empenhassem em preservar o Musa, patrimônio da Amazônia, que construímos juntos nestes últimos dez anos, ameaçado por roubos e devastações de bárbara atualidade.

Novamente, passados quatro meses, devo denunciar que no dia 12 de março, o mesmo assaltante de novembro rendeu, imobilizou e roubou 24 visitantes, turistas e manauaras.

Algumas medidas sugeridas pelos Secretários de Segurança do Estado e Município nos últimos meses tardam a ser implementadas. É urgente implementá-las!

O perfil do assaltante, camuflado e armado com pistola habilmente manipulada, foi registrado pelos assaltados.

É imperativa e exemplar a investigação.
O ignóbil desafio transcende as fronteiras de Manaus. Coloca em questão se a cidade está preparada para receber cidadãos do mundo e oferecer segurança aos que nos visitam para conhecer os saberes de nosso povo e admirar o deslumbrante espetáculo de nossas florestas e culturas.

Ennio Candotti – Diretor Geral

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img