sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICA NO AMAZONASdeputadosPL da Dra. Mayara determina que estabelecimentos denunciem casos de maus-tratos aos...

PL da Dra. Mayara determina que estabelecimentos denunciem casos de maus-tratos aos animais no AM

O Projeto de Lei n° 92/2022, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), estabelece a obrigação de comunicação por parte de clínicas, consultórios veterinários, pet shops e demais estabelecimentos veterinários à Polícia Civil sobre indícios de maus-tratos em animais.

A iniciativa da parlamentar é apoiada pelo artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais, que prevê a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para casos de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

“Apesar de termos uma legislação que prevê punições para agressores de animais, vejo a necessidade urgente de orientar a sociedade como um todo para que possamos protegê-los. Independente de quem seja, clínicas veterinárias , pet shops, ongs ou até mesmo o cidadão pode salvar a vida de uma animal através da denúncia e da identificação do agressor. Esse tipo de crime não pode ficar impune”, justificou Mayara.

De acordo com o PL, ao constatarem indícios de maus-tratos em animais, os responsáveis pelo atendimento devem comunicar o fato por meio do número 181 ou se dirigir à Delegacia Especializada em Crimes Ambientais (DEMA), localizada na rua Paul Adam, número 100, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

A comunicação deverá conter nome, endereço e contato do tutor ou acompanhante do animal suspeito de maus-tratos, no momento do atendimento, relatório completo de atendimento e as condições de saúde do animal.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas mostram que, em 2021, os casos de maus-tratos a animais domésticos e silvestres aumentaram. Em dois anos, o número de notificações desse tipo de crime cresceu 47% somente na capital.

Registros do serviço emergencial 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) do ano passado, identificaram 152 ligações com relatos de casos suspeitos de violência e abusos contra animais domésticos. Perdendo apenas para denúncias sobre tráfico de drogas.

Segundo a parlamentar o alto número de ocorrências de maus-tratos aos animais é inadmissível e espera que sua proposta seja aprovada pela Aleam e sirva como reforço na luta pela proteção dos animais e contribua para diminuição de casos.

“É muito triste saber que muitos animais são maltratados diariamente e não podem se defender. Espero que este projeto seja aprovado e sancionado como lei para que sirva de auxílio na causa da proteção animal”, finalizou Dra. Mayara.

Características de maus-tratos

Entre as principais formas de maus-tratos estão: manter o animal amarrado em correntes por longos períodos ou presos dentro de casinhas, com a liberdade restrita. Privação de água e alimentação, falta de vacinação, falta de higiene tanto do animal como do local onde ele vive, agressão e abandono.

Para realizar a denúncia é necessário identificar as condições de saúde do animal, local e condições em que vive e registrar a ocorrência por meio de fotos e vídeo, além de identificar o endereço do suposto agressor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img