As pedras nos rins são conhecidas como uma das condições mais dolorosas que existem. Veja como prevenir e tipos de tratamento.
Pedras nos rins ou pedras nos rins são formações sólidas nos rins ou no trato urinário, causadas pelo acúmulo de cristais na urina. Sua presença pode passar despercebida sem sintomas, mas também pode causar dor muito forte que começa nas costas e irradia para o abdômen em direção à região inguinal. É a dor que se manifesta nas cólicas, ou seja, com o pico de dor intensa seguido de algum descanso. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e requerem cuidados médicos no hospital.
Causas
Entre as causas de pedras nos rins, é importante destacar:
- Volume insuficiente de urina ou urina supersaturada do ar;
- Uma grande quantidade de deficiência de cálcio, fosfato, oxalato, cisteína ou citrato;
- Distúrbios do ácido úrico ou metabolismo da tireoide.
- Alterações anatômicas
- Obstrução do trato urinário.
Diagnóstico
Além da evidência clínica (dor intensa e marcadores sanguíneos na urina), o cálculo renal pode ser diagnosticado por raios-X abdominais, ultrassonografia ou urografia excretora, que é um exame mais específico do trato urinário.
Sintomas
Os sintomas típicos de pedras nos rins na urina são cólicas renais, que é uma dor aguda, unilateral e severa na parte inferior das costas, que irradia para a frente do abdômen. Em alguns casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem dor menor à medida que o cálculo passa pelo ureter.
No entanto, existem outros sintomas que podem estar associados a pedras nos rins, tais como:
- Vómitos e febre.
- Sangue na urina;
- Suspensão ou diminuição do fluxo de urina;
- Necessidade mais frequente de urinar.
- Infecções do trato urinário.
Terapia
Ao contrário do que foi recomendado no passado, a ingestão excessiva de líquidos durante as crises deve ser evitada. O excesso de líquido pode aumentar a pressão da urina nos rins e, assim, aumentar a dor. Os tratamentos podem ser de vários tipos:
- As drogas só podem ser indicadas por um médico, levando em conta a causa da formação de pedras. durante as convulsões, o uso de analgésicos e poderosos anti-inflamatórios é indicado para aliviar a dor, que é muito forte, quase insuportável;
- Litotripsia, ou seja, bombardeio de pedras por ondas de choque destinadas a quebrar o cálculo, facilitando a sua eliminação através da urina;
- Cirurgia percutânea ou laparoscópica: através do endoscópio e através de pequenas aberturas, o cálculo pode ser removido do rim após a fragmentação.
Ureteroscopia: laparoscópica, é permitido remover cálculos localizados no ureter.
Recomendações para a prevenção e tratamento de pedras nos rins
- Beba muita água regularmente. De 2 a 3 litros por dia. Esta é a medida mais importante para prevenir pedras nos rins.
- Use um filtro de papel ao remover um cálculo. A análise de sua composição pode orientar o médico na escolha do tratamento mais adequado.
- O uso de analgésicos deve ser prescrito pelo médico. Alguns deles não são recomendados para pessoas com problemas de estômago ou para mulheres grávidas.
- controlar a ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio, se os cálculos forem formados pelo excesso de ácido úrico ou cálcio;
- Não se automedique ou se diagnostique. Procure atendimento médico, especialmente se você tiver dor nas costas ou abdominal severa e marcas de sangue na urina.
dgb1tn