Papa Leão XIV pede fim da guerra em Gaza e na Ucrânia em missa para 150 mil pessoas

0
1


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Em sua primeira missa dominical, o papa Leão XIV  fez um apelo por paz na Ucrânia e Gaza para uma multidão de 150 mil pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.

“No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais.”

Ao apelar pela paz, Leão XIV lembrou que a Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, depois de causar 60 milhões de mortes.

papa

Cerca de 150 mil pessoas estiveram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à primeira missa dominical de Leão XIV (Foto: Vatican News)

Papa repetiu a palavra ‘paz’ 10 vezes

Às 7h (horário de Brasília) deste domingo (11), ele surgiu no Balcão das Bênçãos, na Basílica de São Pedro, onde recitou a oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria. Durante a fala, que durou cerca de 12 minutos, Leão XIV repetiu a palavra “paz” por dez vezes.

“Caros irmãos e irmãs: bom domingo. Considero um dom de Deus que o primeiro domingo do meu serviço como bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor, o quarto domingo do tempo pascal”, disse o pontífice.

Leão XIV destacou a “grande necessidade” da Igreja Católica pelas “vocações sacerdotais e religiosas”. “É importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional”, completou Leão XIV.

O pontífice fez um discurso marcado por apelos por paz nos conflitos globais, relembrando as falas do papa Francisco.

papa

Oração ‘Regina Coeli’ é rezada do Balcão das Bênçãos, na Basílica de São Pedro, Vaticano (Foto: Vatican News)

Citando diretamente o conflito no Leste Europeu, o papa disse carregar em seu coração “sofrimentos do amado povo ucraniano” e pediu que seja feito “o possível para alcançar uma paz autêntica, justa e duradoura”. “Sejam libertados os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias”, disse.

Ao falar sobre Gaza, Leão XIV lembrou que, 5 horas antes, um ataque israelense havia matado dez pessoas, incluindo quatro menores em Khan Yunis.

“Estou profundamente triste com o que está acontecendo na Faixa de Gaza”, afirmou. “Que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil e que sejam libertados todos os reféns”, disse.

Também mencionou o cessar-fogo entre Índia e Paquistão, firmado no sábado (10).  “Acolhi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Espero que nas próximas negociações seja alcançado um acordo duradouro”, completou.

O novo papa também citou o Dia das Mães. “Mando uma querida saudação a todas as mães por elas e por aquelas que já estão no céu: feliz Dia das Mães a todas as mães”.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui