sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA MANAUSOrientação e atendimento especializado melhoram a qualidade de vida de pacientes estomizados

Orientação e atendimento especializado melhoram a qualidade de vida de pacientes estomizados

Este mês, comemorou-se o Dia Mundial da Pessoa com Estomia, uma data que simboliza a importância dos direitos dos mais de 120 mil estomizados residentes no Brasil, como o acesso a políticas públicas e medidas que melhorem a qualidade de vida, com suporte técnico e orientação adequados/seguimento adequados.

A estomia é a cirurgia que consiste na abertura de um órgão oco do corpo humano, criando uma comunicação com o lado externo. Ela pode ser usada tanto para a eliminação de dejetos, quanto para a introdução de alimentos líquidos e medicamentos. Alguns exemplos são a colostomia e a gastrostomia, que servem para a saída das fezes do intestino e a ingestão de nutrientes, respectivamente essenciais à manutenção da saúde.

Estimativas recentes apontam que o Brasil registra, em média, 15 mil novos estomizados/ano, dado que demonstra a relevância do atendimento especializado a esse público. A cirurgia de estomia pode ser tanto para uma abertura definitiva, com a qual o paciente terá que conviver pelo resto da vida, ou, para um canal temporário de comunicação, revertido cirurgicamente após determinados tratamentos, explica a presidente da Organização Social Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), enfermeira estomaterapeuta Karina Barros.

Especialista em estomaterapia pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Karina explica que a as estomias exigem um cuidado redobrado dos pacientes, uma vez que a conexão com o lado externo do corpo facilita o acesso de organismos nocivos à saúde, como bactérias, fungos e afins.

Por isso, uma limpeza adequada e a troca das bolsas ( no caso das colostomias) e cateteres (nos casos de gastrostomias e jejunostomias) no tempo previsto, são de extrema importância. Assim, evita-se, por exemplo, o aparecimento de lesões de pele associadas ao uso incorreto dos equipamentos, as quais podem levar a infecções e complicações mais graves ao paciente, a exemplo da sepse (condição caracterizada pela infecção disseminada no organismo e que pode levar à morte).

*Autocuidado e prevenção às complicações

A portaria n 400/2009, do Ministério da Saúde (MS), traz um parágrafo dedicado à atenção básica voltada às ações de orientação para o autocuidado e prevenção de complicações nas estomias. Nela, a Secretaria de Atenção à Saúde prevê, entre outras ações, que “o serviço classificado em Atenção às Pessoas Ostomizadas  deverá realizar ações de orientação para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e o fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança”.

Também define, em seu artigo 5º, “que as Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e municípios em gestão plena e que aderiram ao Pacto pela Saúde, adotem as providências necessárias à organização da Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas”.

As indicações são: orientar quanto ao cadastro de pessoas com estomia; organizar e promover as ações na atenção básica; estabelecer fluxos e mecanismos de referência e contrareferência para a assistência na atenção básica, média complexidade e alta complexidade, inclusive para cirurgia de reversão de estomias nas unidades hospitalares; zelar pela adequada utilização das indicações clínicas de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança para pessoas com estoma; e efetuar o acompanhamento, controle e avaliação que permitam garantir o adequado desenvolvimento das atividades previstas para a assistência às pessoas com estoma.

É indicada, ainda, a promoção da educação permanente de profissionais na atenção básica, média e alta complexidade para a adequada atenção às pessoas com estoma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img