O curioso “silêncio” nas redes de parlamentares bolsonaristas durante julgamento

0
10


O julgamento de Jair Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe de estado monopolizou o debate político nas redes sociais nos últimos dias. Ao analisarmos especificamente os picos de menções, presentes entre os dias 25 e 27 de março, registramos algo como 2 milhões de menções ao termo “Bolsonaro” apenas no X.

Com um nítido viés de extrema-direita ainda mais explícito após a aquisição da plataforma por Elon Musk, é comum observarmos o cluster ligado ao bolsonarismo atuando com uma espécie de supremacia quando analisamos temas caros aos atores ligados a esse campo. Porém, ao analisarmos o cenário que se desenrolou nos três dias de julgamento, alguns questionamentos podem ser feitos.

Na tabela abaixo observamos os atores que mais geraram engajamento ao citarem Jair Bolsonaro durante esse período. Entre atores bolsonaristas como o Space Liberdade e Jair Bolsonaro estão perfis antibolsonaristas como Erika Hilton, Thiago dos Reis e William de Lucca. No entanto, se olharmos com mais atenção os outros listados surge a pergunta: onde estão figuras centrais do bolsonarismo? Onde estão atores como Tarcísio, Nikolas Ferreira, Gustavo Gayer e tantos outros?

Atores que geraram maior engajamento entre os dias 25 e 27 no X ao citarem BOLSONARO

Vale ressaltar que estes atores promoveram a defesa do ex-presidente em determinados momentos, mas sem citá-lo – o que limita a coleta destas ocorrências, limitada ao termo “Bolsonaro”. Ainda assim, chama atenção a falta de menções explícitas ao ex-presidente por parte destes apoiadores, na semana que provavelmente foi a mais importante para Jair Bolsonaro desde as eleições de 2022.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui