Nunca tivemos que bater um pênalti em uma final de Copa do Mundo, sentir a pressão de milhões de pessoas torcendo a favor e contra, ficar frente a frente com o goleiro e ter que decidir em que canto bater, decidir se é melhor bater rasteiro, meia altura ou no alto, se para ter êxito é melhor bater forte ou colocada, pois, mesmo com toda a confiança que o treinamento traz, com todo o estudo tático feito sobre o goleiro rival, muita coisa pode acontecer no curto espaço de tempo entre a corrida para a bola, o chute e o resultado final. São frações de segundos que definem a glória e o fracasso, a alegria e a tristeza e que podem mudar o futuro e transformar vidas. Nunca tivemos que bater um pênalti em uma final de Copa do Mundo, mas todos os dias, temos que tomar pequenas ou grandes decisões, que independente do tamanho que sejam, podem resultar em grandes transformações e mudar o nosso futuro de maneira positiva ou negativa, ação e reação de uma combinação de fatores resultantes de nossas decisões.
Decidimos que horas vamos dormir e que horas iremos acordar. Se vamos estudar ou não para a prova do dia seguinte, decidimos obedecer ou não os nossos pais, aceitar ou não, os bons conselhos que nos são dados, decidimos nos afastar das más influências e também não nos transformarmos na má influência. Somos nós que decidimos aceitar ou não as regras da escola, faculdade, trabalho e as leis que regem a sociedade, enfim, de uma maneira ou de outra, somos senhores das nossas decisões sobre o caminho que vamos trilhar e quando deixamos outras pessoas decidirem por nós, também é uma decisão nossa, portanto, se algo não deu certo, não adianta culpar o mundo, culpar o destino, achar que tinha que ser dessa maneira porque Deus quis assim, não, não é por aí, nós somos o resultado das nossas decisões e Deus é tão bom, a vida é tão boa, que sempre pode existir um aprendizado em cada erro e desse aprendizado, uma nova chance de acertar.
O erro faz parte do processo de evolução e temos que adquirir experiência, sempre lembrando que experiência não é o que acontece com você e sim o que você faz com o que acontece com você. Temos que admitir que, muitas das nossas decisões, foram tomadas no calor do momento, sem o devido conhecimento e a devida maturidade, o que vamos adquirindo ao longo da vida, por isso não devemos estacionar em nenhuma zona de conforto, temos que estar em movimento, sempre atentos, com os olhos fixos nos nossos objetivos, sejam eles quais forem, temos que tentar abrandar o ímpeto da juventude, ter o coração sereno e dando um passo de cada vez, manter a mente sempre aberta e disposta a aprender, a ensinar, a ajudar, a entender e a ouvir. Um aluno inteligente pode passar de ano sem estudar, mas não vai passar com a nota dez, então, se for amar, ame intensamente, pense grande, mas não tire os pés do chão, decida ter perseverança nas suas metas, trace novas aventuras e seja grato a todos que lhe ajudaram em cada etapa do seu crescimento.
Quantos dos nossos sonhos de criança se perderam no tempo? Quantos sonhos se perderam na adolescência e quantos estamos deixando de realizar agora? Quem fala que nunca teve medo, se engana, quem disse que nunca se arrependeu de nada, está mentindo, tentando amenizar alguma angústia, aquela que de vez em quando mastiga a nossa mente, repetindo: E se eu tivesse decidido fazer diferente? A única certeza que se pode ter para essa conjectura, explorando o reino das possibilidades, é que existem muitas variáveis e a principal delas é saber se o resultado iria preencher o vazio que sugere tal pensamento, por isso, não devemos lamentar o que já perdemos, temos que focar no que ainda poderemos realizar, priorizar o que temos que manter e lutar pelo que realmente nos faz feliz, saber que o passado é importante, mas é o agora que temos que viver.
A sabedoria é a verdade sem atalhos, temos que ouvir com atenção àqueles que nos querem bem sem ter o que ganhar com isso, além da alegria de saber que estamos bem e a satisfação de que a sua experiência pôde nos ajudar. Temos que entender que nunca vamos saber tudo, nunca vamos ter tudo, mas sempre poderemos compartilhar o pouco que sabemos e sempre podemos aprender mais. Vamos olhar para frente sempre com amor e fé, essa será sempre uma boa decisão. Devemos insistir em ser um pouco melhor a cada dia, e acredite, nós merecemos todas as bênçãos que recebemos e as adversidades que surgem caminho, são as obstáculos que precisamos superar para entender o quanto somos fortes.
Decida lutar sempre pelas pessoas que você ama, incentive quem precisa, incentive os seus filhos e netos e dê bons exemplos, as tomadas de decisões podem ser cultivadas e quando você os trata com carinho e afeto, fortalecendo a autoestima que leva a confiança, com o rigor necessário para eles seguirem o caminho do bem e multiplicarem essa energia esperançosa, que eleva o espírito e o sentimento de que estamos fazendo a diferença nesse mundo tão atribulado, eles vão reconhecer ou não, vão agradecer ou não, também vai ser decisão deles e nem por isso, devemos nos abster da nossa responsabilidade, temos um compromisso divino em propagar o melhor para todos que caminham conosco. Decida ser justo, solidário e mantenha a humildade, tenha cuidado com o excesso de vaidade que leva a arrogância, decida sempre tratar as pessoas com respeito e com bom humor, leve alegria no sorriso, o abraço e nas palavras, decida potencializar sempre o que você tiver de melhor.
Não negligencie as decisões mais importantes da sua vida, decida fazer o que te faz sentir bem, decida cuidar da saúde, pois a vida precisa de você, então cuide do corpo, da mente e do espírito, durma bem e acorde bem, não morra pela boca, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios e sempre que puder, curta o por do sol, caminhe devagar e aprecie as pessoas e as paisagens, há tanta coisa linda para ver, um céu estrelado, que faz os nossos olhos brilharem de emoção diante da grandeza de nossa própria existência e da onipotência do Criador, é tão bom ver as crianças sendo crianças, brincado cheias de esperanças, namorados de mãos dadas fazendo planos, sempre que puder, decida encontrar os amigos, se reúna com a família, faça uma oração e lembre de quantos momentos você colecionou e tenha a certeza, que ainda existem muitas paginas em branco para você escrever, para você colorir, para você compor, uma carta de amor nunca sai de moda, cante uma canção, conte uma história, aprenda a tocar um instrumento, declame um poema, aproveite a vida.
De todas as decisões disponíveis, a única que em hipótese nenhuma você deve tomar, é decidir desistir! Nunca desista de lutar, nunca desista de buscar soluções, nunca desista da vida, nunca desista de você, nunca decida por um caminho que não tem volta. A vida, em muitos momentos, pode ser muito dura, no entanto, sempre haverá uma mão estendida para quem procura. Não precisamos enfrentar tudo sozinhos, pedir ajudar é uma oração que atrai outro bom coração, ainda existe muita desarmonia, mas milagres acontecem todos os dias, em nossa vida e ao nosso redor.
Não deixe as suas decisões para depois, nada de deixar para amanhã, para a próxima segunda-feira, para o mês que vem! Comece hoje! Priorize as de maior impacto na sua vida, mas trate todas com igual importância, o seu presente é o resultado de suas decisões passadas, decida ser feliz sempre, decida fazer o bem e insista nos seus sonhos, qualquer sacrifício é prazeroso quando você conquista aquilo pelo qual tanto se dedicou.
Se te derrubarem na área, não espere o árbitro marcar o pênalti, levante e faça o gol! Sua atitude sempre vai ser o diferencial em tudo e no esporte, como na vida, todo dia é dia de decisão!!!
Wanderley Freitas é bacharel em turismo, é corretor de imóveis e é compositor da Escola de Samba Reino Unido da Libertade.