sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioALEAMMudanças na Secretaria de Segurança Pública foram os destaques da Sessão Plenária...

Mudanças na Secretaria de Segurança Pública foram os destaques da Sessão Plenária desta quarta-feira (30)

 

Os deputados estaduais comentaram as mudanças na alta cúpula da Segurança Pública do estado e as expectativas para a pasta durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (30), após o coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Vinícius Almeida, assumir a Secretaria de Segurança-Pública do Amazonas (SSP-AM). Antes de ser nomeado titular da SSP-AM, o coronel Vinícius Almeida era o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), cargo que, com a mudança, será assumido pelo coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE).

O deputado Delegado Péricles (PL) parabenizou o novo secretário de Segurança e o novo Comandante da PM. O parlamentar disse acreditar que com esforço o Amazonas pode ter uma segurança pública melhor. Porém, avaliou ser necessário trabalhar com inteligência; tecnologia; integração com as forças estaduais e federais de segurança pública; ações que devolvam à população a sensação de segurança. “Temos problemas em praticamente todos os municípios com relação ao tráfico de drogas. Espero que possam trabalhar bem, com planejamento para dar novos ares à segurança pública do Amazonas, um problema grave que temos no estado”, declarou.

Já o deputado Wilker Barreto (Cidadania) lembrou que há tempos alertava, sem sucesso, para a necessidade da vinda do antigo Secretário de Segurança para que comparecesse à Assembleia para esclarecer sobre sua gestão e métodos.

“Talvez tenha sido o único parlamentar a ter vindo ontem nesta tribuna pedir pela exoneração do Secretário de Segurança e, por motivos óbvios, já que os fatos por si só já os narram. Há meses vinha cobrando a vinda do Secretário de Segurança para explicar suas estratégias e planejamento para Segurança Pública e nem uma única vez isso aconteceu. Temos agora um novo secretário, torço para que ele acerte e que a sua expertise na carreira de PM ajude na gestão e de igual modo o novo comandante da PM. Faço o convite para que venham à Assembleia apresentar o seu planejamento”, afirmou.

Ainda durante a sessão, o deputado Rozenha (PMB) parabenizou o governador Wilson Lima pela escolha do Coronel Vinícius para a pasta da Segurança, destacando a larga experiência do Coronel.

“Ele é preparadíssimo, já passou por diversos órgãos e está pronto. O Amazonas vive um caos sendo capitaneado pelo narcotráfico e o poder do crime infelizmente está maior que as forças de segurança. Ser secretário de Segurança Pública no Amazonas não é fácil, é preciso estar preparado e isso, tenho certeza, que ele está”, afirmou, reforçando o convite à Aleam ao novo Secretário.

Do mesmo modo, a deputada Alessandra Campêlo (Podemos) parabenizou o Coronel Vinícius. Ela destacou a expectativa de reforço contra o crime organizado e contra a violência doméstica. “Espero que consiga fazer um excelente trabalho. Ele conta com meu apoio para que possa realizar um bom trabalho, porque a população do Amazonas precisa, já que é uma guerra desigual, especialmente com relação à violência contra a mulher”, analisou.

O deputado Comandante Dan Câmara (Podemos) também falou do desafio que será enfrentado pelo novo secretário. “Parabenizamos o Coronel Vinícius e desejamos boa sorte. É um desafio estar à frente da pasta especialmente neste momento que vivenciamos, pois não é um cenário pacífico, mas de bastantes desafios que exigem do Comandante Geral uma nova versão para que possa apresentar uma política pública que almejamos e satisfaça o povo do Amazonas”, destacou.

Outros temas

Entre os demais assuntos tratados, o deputado João Luiz (Republicanos) enfatizou a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) em promover  o curso de defesa pessoal feminina.

Em seu discurso, o deputado Cabo Maciel (PL) defendeu a legalização do extrativismo mineral artesanal, que representa 30% da extração de minério do Amazonas. E o deputado Wilker Barreto (Cidadania) criticou  os métodos de fiscalização agendada na unidades hospitalares do Amazonas, já que o formato favorece “maquiagens” e manipulações no atendimento e na estrutura dos locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img