O apoio foi declarado durante Tribuna Popular realizada nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Manaus
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na manhã desta quarta-feira, uma Tribuna Popular para tratar do transporte privado por aplicativos em Manaus, com a participação de representantes dos motoristas e do Secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior.
A proposta para a realização da Tribuna Popular foi apresentada pelo vereador Raiff Matos (DC) com o objetivo de dar voz aos motoristas na busca por melhores condições de trabalho e uma repartição mais justa dos valores apurados nas corridas. “Por isso apresentei a indicação da criação do aplicativo Mobiliza Manaus, um aplicativo unificado de Mobilidade Urbana Municipal, uma proposta que nasceu exatamente dos motoristas como forma de melhorar o valor recebido pelo seu trabalho”, afirmou o vereador.
Ao final do espaço da Tribuna Popular, o vereador Raiff Matos anunciou a formalização de um pedido para a realização de uma audiência pública, numa data posterior, como forma de ampliar a discussão sobre esse tema. “Agradeço pela oportunidade de trazer essa categoria para essa Casa em busca de melhorias. Tenho certeza que podemos avançar no desenvolvimento de um aplicativo próprio que é vontade da grande maioria dos motoristas”, afirmou o vereador.
O secretário Radyr Jr afirmou que a Prefeitura de Manaus já vem tratando da criação de um aplicativo para o transporte, buscando atender os anseios dos motoristas diante dos vencimentos reduzidos com a atividade. “Vocês trabalham muito mais do que recebem através do serviço que vocês entregam. Esse percentual cobrado pelas plataformas é injusto”, afirmou o secretário.
Representando os motoristas de aplicativos, Thiago Rodrigues disse que a categoria tem pressa para solucionar esse problema diante do problema social vivido pelas famílias desses profissionais. “Nós fazemos uma média de 800 mil viagens por dia, prestando um serviço essencial para a cidade de Manaus. Mas continuamos sendo uma classe desassistida, sem segurança e sem valorização. Tivemos aumento nos combustíveis. É um problema muito grande que merece toda a atenção desta Casa e da Prefeitura de Manaus. Fica aqui o nosso pedido de socorro nesta Casa”, afirmou.
O motorista João Rodrigues Maciel, também representante da categoria, explicou que o problema já vem de mais de sete anos, com atos absurdos acontecendo. “Pedimos socorro aos vereadores e ao prefeito David Almeida para que façam algo por nós. Gostaríamos de atender melhor a população, mas o que vemos são nossos carros ficarem sucateados”, afirmou. No encontro, os representantes dos motoristas manifestaram apoio à criação de um aplicativo unificado para transporte por aplicativo em Manaus.
Assessoria: Fred Novaes
Foto: Ney Fabio