sábado, novembro 23, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioELETROBRASManaus registra pico de consumo de energia e aumento de demanda no...

Manaus registra pico de consumo de energia e aumento de demanda no sistema elétrico

Na quarta-feira (27/09), o consumo chegou a 1.709 MW por volta de 21h. A Amazonas Energia registrou de ontem até esta quinta-feira mais de 500 ocorrências

O dia mais quente do ano de 2023, em Manaus, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quando a temperatura na capital chegou a 38,7ºC, causou sobrecarga no sistema elétrico. Às 21h, a Amazonas Energia registrou 1.709 MW, crescimento de 7% em relação ao esperado para este período do ano, que era de 1.600MW.

O calor extremo fez a população utilizar mais produtos para amenizar a sensação térmica. Muitas famílias compraram novos equipamentos como ventiladores, splits, ar-condicionados, geladeira e freezers. Além disso, passaram a utilizá-los por mais tempo do que o habitual. O comportamento atípico dos clientes levou à demanda histórica de consumo de energia em Manaus.

Em média, durante o inverno, o consumo de Manaus, cidade com população estimada em mais de 2 milhões de habitantes, é de 1.100 MW ao dia. Durante o verão amazônico, essa demanda pode chegar próximo de 1.600 MW. Em 2022, a Amazonas Energia registrou, na capital e região metropolitana, pico de 1.588 MW na noite do dia 28 de setembro daquele ano.

Ocorrências

Desde agosto, aumentaram as ocorrências, solicitações de serviços peles equipes de manutenção da Amazonas Energia, que atuam em regime de plantão de 24 horas.

Com a sobrecarga elétrica, ocorreram inúmeras interrupções no fornecimento de energia em toda Manaus (com maior incidência nas zonas leste e Norte), elevando o número para 500 ocorrências, muito acima do normal.

Mesmo colocando mais equipes nas ruas e trabalhando initerruptamente, a concessionária está levando mais tempo para atender as demandas em virtude da complexidade. Na noite desta quarta-feira (27/09), foram substituídos 15 transformadores. De abril a julho, o tempo médio de atendimento das ocorrências era de 215 minutos. A partir de agosto, o tempo se elevou substancialmente, passando a ser de 338 minutos. Em setembro, chegou a 348 minutos.

As demandas podem ser registradas pelos canais de atendimento ao cliente: call-center/WhatsApp 0800 701 3001, aplicativo e site. Estes sistemas estão disponíveis 24 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img