Com a participação de 131 atletas, as areias do Bosque Clube, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, viraram palco para o 1º Open Arena Ferrari de Beach Tennis. O evento, que foi realizado no período de 18 a 21 de novembro, recebeu a chancela da Federação Amazonense de Beach Tennis (FABT), além da homologação pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) e pela Federação Internacional de Beach Tennis (FIBT).
Ao todo foram 205 jogos, 130 duplas e 13 categorias, entre elas Masculino, Feminino e Misto (A, B, C e D), além da 90+, participando da competição, que contou, de forma inédita, com premiações em dinheiro e troféus para os campeões, e medalhas aos demais participantes.
De acordo com a diretora técnica da FABT, Lilian Valente, a competição é válida pela terceira etapa do circuito estadual e o número de competidores tem crescido bastante. “Em dezembro, iremos finalizar os trabalhos da FABT, em 2021, com a realização da última etapa do circuito. Do primeiro evento até este, o número de participantes quase dobrou e as categorias aumentaram de nove para 13. É um grande avanço e esperamos que no próximo ano isso só melhore”, explicou.
Representando o estado do Pará, o atleta e empresário Matheus Coelho, de 30 anos, falou da alegria em poder participar da competição. Ele e sua dupla, Vinícius Fialho, sagraram-se campeões da categoria Masculino A. “A competição foi excelente e conhecer o beach tennis de Manaus foi muito bom pra nós como jogadores. O torneio foi muito bem organizado e apesar de sermos a única dupla de fora do estado, nossa recepção pelos beachtenistas manauaras foi ótima. Esperamos voltar em outras oportunidades e criar esse vínculo da modalidade entre Manaus e Belém”, destacou.
Destaque – Treinando há apenas duas semanas, o profissional de Educação Física Eufran Júnior, de 28 anos, mostrou que tem talento de sobra para o beach tennis. Ele conquistou o mais alto lugar do pódio em quatro categorias, Masculina D, Mista D, Masculina C e Mista C. “Estou muito feliz e satisfeito por essas conquistas. Os adversários não foram fáceis, mas eu e minha dupla (de cada categoria) conseguimos fazer uma boa partida e sair com a vitória”, destacou.
Eufran, que iniciou os treinos na Arena Ferrari e recebeu o convite de seu treinador para participar da competição, disse que já se apaixonou pela modalidade. “Sempre fui atleta de voleibol e decidi experimentar esse novo esporte. O professor Kleber me orientou, me ensinou muito e pretendo continuar no beach tennis por muito tempo. Os resultados do Open vieram para me dar ainda mais incentivo e vou buscar melhorar para subir de categoria, representar bem a Arena Ferrari e conquistar mais títulos”, ressaltou.
Calendário 2022 – No próximo ano, a previsão para os amantes de beach tennis é de que quatro eventos nacionais e dois internacionais sejam sediados em Manaus. Para Lilian Valente, esse intercâmbio com outros estados e países fará a diferença no desenvolvimento do esporte como um todo. “O beach tennis chegou há pouco tempo no Amazonas, mas tem ganhado espaço a cada dia. Os eventos voltados para a modalidade tem sido fundamentais para dar visibilidade e fazer com que mais pessoas se tornem adeptas da prática”, afirmou.
Arena Ferrari – A partir de janeiro de 2022, Manaus passará a contar com o maior complexo de beach tennis do Norte do país, a Arena Ferrari. Serão 15 quadras, sendo três cobertas, 10 professores especializados na modalidade, além de restaurante e bar completos, academia, amplo estacionamento, área de festa com piscina e espaço fisio para fortalecimento muscular direcionado à modalidade.
De acordo com o dono do empreendimento, o empresário Ediomar Ferrari, a ideia é promover o esporte em um ambiente completo e elevar ainda mais o nível do beach tennis no Estado. “Em breve a Arena Ferrari estará em funcionamento e já estamos planejando um torneio de inauguração. Além disso, queremos trazer profissionais para jogos na categoria Pró e acredito que isso fará uma grande diferença para os praticantes da modalidade, que poderão aprender ainda mais sobre o esporte”, salientou.
Além do espaço, Ferrari também quer investir na capacitação de profissionais para o ensino da modalidade. “O professor Kleberson Rocha, que será nosso diretor esportivo na Arena Ferrari, abraçou 100% o esporte em Manaus e já está capacitando os profissionais que atuarão em nossa arena”, explicou.
Fotos: Lorena Furtado e Jairo Araújo