Atletas da Luta Olímpica chegam à Seleção Brasileira e agradecem o Governo do Amazonas*
Os atletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), da modalidade luta olímpica, que participaram nos dias 23 e 24 de março do Campeonato Brasileiro na categoria Junior, estiveram na Secretaria de Juventude Esportes e Lazer (Sejel), para agradecerem pessoalmente a todo o esforço da equipe do Governo do Amazonas, por meio da Sejel, para que eles pudessem viajar e representar o Amazonas. Além da estrutura fisíca da Vila Olímpica de Manaus, alguns atletas do interior do estado moram no hotel da Vila e também receberam as passagens aéreas para competição no Rio de Janeiro.
“É com grande orgulho que recebemos esses jovens com esses excelentes resultados. Conseguimos fornecer oito passagens aéreas e os oito chegaram, cada um na sua, à final da categoria. Isso é muito recompensador”, disse o titular da Sejel, Caio André Oliveira.
Os atletas amazonenses, apesar de aparecerem como favoritos aos primeiros lugares, foram surpreendentes por causa da idade. Essa competição é a primeira deles na categoria Junior, já que completam 18 anos em 2019. Enfrentaram atletas mais experientes, mais velhos e fizeram valer o favoritismo deles. Isso significa que em 2020 terão grandes chances de melhorar mais ainda a performance da equipe.
“Acreditamos que os resultados serão melhores ainda. Se eles se mantiverem focados nos treinos, com a estrutura que a Sejel tem nos garantido, teremos melhores resultados ainda”, afirmou o presidente da Federação Amazonense de Lula Olímpica e um dos técnicos da Seleção amazonense, Waldeci Silva.
*Premiações* – Oito ouros, sete pratas e dois bronzes. Esse foi o saldo individual e por equipe do Campeonato Brasileiro Júnior de Luta Olímpica – Estilo Greco-Romana e Livre, realizado neste sábado (23/03), na cidade do Rio de Janeiro.
O secretário Caio André de Oliveira parabenizou a conquista dos atletas do Ctara e não poupou elogios à conquista realizada. “Força, determinação e dedicação é o que move esses jovens lutadores. Estou muito feliz por esse resultado e por saber que fizemos parte de mais essa conquista da luta olímpica. A equipe e os professores estão de parabéns”, disse.
Com esse resultado, oito atletas foram classificados para a Seleção Brasileira e irão defender o país, representando o Estado. Este é um excelente resultado para a modalidade no Amazonas, que caminha a passos largos para ser um dos lugares de maior referência da luta olímpica no Brasil.
*Resultado do Brasileiro Júnior Estilo Greco*
Helton Gama (55kg) ouro
Lucas Leal (63kg) ouro
Paulo Arthur (67kg) ouro
*Feminino*
Ketellen Regina (50kg) prata
Sabrina Gama (53kg) ouro
Viviane Almeida (55kg) ouro
Diana lira (57kg) prata
Sanmara muller (60kg) prata
*Livre masculino*
Bryan Lucas (57kg) ouro
Anderson silva (61kg) prata
Elivaldo Feitosa (65kg) ouro
Janilson Junior (74kg) bronze
Felipe Santana (79kg) ouro
Gabriel Bindá (97kg) bronze
*Resultado por equipe*
*Greco romana*
Prata
*Estilo livre feminino*
Prata
*Estilo livre masculino*
Prata
Fotos: Mauro Neto / Sejel