quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA BRASILLula recoloca o Brasil no cenário mundial e traz o País para...

Lula recoloca o Brasil no cenário mundial e traz o País para o caminho do desenvolvimento com justiça social

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), destacou que as inúmeras ações estruturantes e pontuais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recolocaram o Brasil no cenário mundial e trouxeram o País ao caminho do desenvolvimento com justiça social e respeito ao meio ambiente. “Nunca uma frase foi tão verdadeira e teve tanto efeito como ‘o Brasil voltou’”, assinalou Zeca Dirceu, ao fazer discurso, no plenário da Câmara, sobre os 100 dias de governo Lula.

Ele assinalou que a nova etapa foi inaugurada ainda no final do ano passado, quando, já eleito presidente, Lula participou da COP27, a 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, no Egito, e foi recebido como chefe de Estado antes da sua posse.

Zeca Dirceu observou que na COP Lula deixou muito claro que a preservação do meio ambiente, das florestas e rios e a defesa dos povos originários voltariam a ser preocupação central do governo brasileiro. “O Brasil se colocou, ainda em novembro e dezembro, novamente, como referência para todo o mundo”.

Para o parlamentar, é de extrema importância, para a sociedade brasileira, o retorno a um novo patamar de civilidade, após quatro anos do governo militarista Bolsonaro, cuja marca principal foi o estímulo ao ódio diuturnamente e a destruição de políticas públicas de décadas, do meio ambiente à área trabalhista, de saúde, meio ambiente e educação.

Diversidade sociocultural

“O Brasil voltou a ter humanidade, percepção e consciência do ser humano no dia 1º de janeiro”, afirmou o líder do PT, ressaltando a importância de Lula ter subido a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por lideranças representativas da diversidade sociocultural brasileira.

Zeca Dirceu lamentou a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, com extremistas bolsonaristas de extrema direita invadindo as sedes dos Três Poderes em Brasília, mas frisou a importância da reação das instituições, com a prisão e  indiciamento de centenas de terroristas. “O Brasil voltou a ter governo e a ter decisão política, o que afasta até mesmo as iniciativas golpistas que infelizmente marcaram o dia 8 de janeiro”, sublinhou.

Mesmo com o exíguo período de 100 dias de governo Lula, o Brasil já pode colher frutos do resgate de políticas públicas estratégicas, observou Zeca Dirceu. Na área de Educação, por exemplo, o orçamento foi resgatado, após seis anos de cortes. Houve um acréscimo de R$ 12 bilhões, garantindo a retomada de obras de creches e escolas, o reajuste de bolsas de extensão universitária, de pesquisa, tecnologia e inovação, além da majoração em 38% do valor da merenda escolar, depois de seis ano de congelamento.

“As universidades e os institutos federais, por meio dos seus reitores e diretores, voltaram até mesmo a poder entrar no MEC, porque nem isso era permitido nos anos anteriores”, disse Zeca Dirceu.

Mais Médicos

Ele mencionou também a volta do Programa Mais Médicos, com um modelo ampliado e renovado, para atender centenas de cidades sem assistência médica. O novo modelo garante atendimento por vários profissionais de diferentes áreas de saúde e vai priorizar médicos brasileiros. O deputado frisou também a importância da volta do programa Minha Casa, Minha Vida, que tem o objetivo de construir 2 milhões de moradias no País, atendendo inclusive à classe média.

Zeca Dirceu reconheceu o esforço dos mais diferentes partidos que têm ajudado o governo de coalizão Lula a encaminhar matérias de interesse nacional no Congresso.  “De forma especial, quero agradecer aqui o empenho e a dedicação da nossa bancada do PT e da Federação, com o PCdoB e o PV, que têm sido sempre uma linha de frente nas ações importantes aqui do Parlamento e também no auxílio às ações do Presidente Lula”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img