terça-feira, dezembro 3, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDELeis de Roberto Cidade dão visibilidade ao Alzheimer durante o ‘Fevereiro Roxo’,...

Leis de Roberto Cidade dão visibilidade ao Alzheimer durante o ‘Fevereiro Roxo’, mês de conscientização da doença

Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre o Alzheimer. Doença neuro-degenerativa que leva ao declínio cognitivo, afetando capacidades de trabalho e relação social, durante o Fevereiro Roxo são propagadas informações com o intuito de dar visibilidade à doença e aumentar o nível de conhecimento das pessoas sobre seus sintomas.
No Amazonas, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do  Amazonas (Aleam) é autor de duas leis que tratam sobre o tema. Uma é a Lei nº 6.324/2023, que estabelece diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e de outras doenças mentais.
“O Alzheimer ocasiona perda de funções cognitivas, memória, atenção e orientação, que comprometem a funcionalidade da pessoa e interferem na vida do paciente e da família. Nossa intenção é facilitar o máximo possível o acompanhamento desse paciente, garantindo-lhe melhor condição de vida e que a família tenha meios mais eficientes para lidar com as limitações que essa doença provoca. O Brasil está mais envelhecido e precisamos legislar em função disso também, dessa longevidade”, afirmou.
A proposta prevê que o indivíduo acometido pelo Alzheimer e outras doenças mentais, bem como seus representantes legais, tenham à disposição um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente e que haja atendimento interdisciplinar para as necessidades clínicas e psicossociais, bem como o estímulo para que o paciente viva o mais ativamente possível.
Setembro Roxo
O presidente da Aleam também é autor da Lei nº 6.475/2023, que institui no Calendário Oficial do Estado do Amazonas o “Setembro Roxo”, mês de conscientização a respeito da Doença de Alzheimer. A proposta prevê que o “Setembro Roxo” seja voltado à conscientização e incentivo ao tratamento do Alzheimer e das demências correlatas.
A Lei também pretende alertar a população da necessidade de adequar seu estilo de vida para prevenir esse tipo de doença, como exemplo: fazer atividade física constante, melhorar o padrão dietético, manter o engajamento social, eliminar o hábito de fumar, tratar a hipertensão, diabetes e cuidar da audição.
A Lei que estabelece o “Setembro Roxo” tem como objetivos conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento efetivo da doença; além da promoção de campanhas educativas visando à elucidação de dúvidas a respeito da doença, o estímulo à visita periódica ao médico para a realização de exames preventivos, a realização de seminários, simpósios ou congressos e atividades afins, com vistas à troca de experiências, tratamentos e informações entre os profissionais da área.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura que afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente. A doença é progressiva e os sintomas podem ser divididos em três “fases”.
Leve: falhas de memória e esquecimentos constantes; dificuldades em realizar tarefas complexas (como cuidar das finanças);
Moderada: o paciente já necessita de ajuda para realizar tarefas simples, como se vestir;
Avançada: o paciente necessita de auxílio para realizar qualquer atividade, como comer, tomar banho e cuidar da higiene.
A partir da identificação da doença de Alzheimer, a fase de cuidados inclui medicação, sendo focada na orientação da família e dos cuidadores; na coordenação entre os diferentes profissionais de saúde que atendem o paciente; no tratamento de questões médicas coexistentes e em intervenções comportamentais para ajudar com sintomas como agressividade, insônia e agitação.
Sintomas da doença de Alzheimer:
• Perda de memória;
• Repetição da mesma pergunta diversas vezes;
• Dificuldade para completar tarefas antes facilmente executadas, resolver problemas e acompanhar conversas;
• Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;
• Dificuldade para encontrar palavras para exprimir ideias e sentimentos;
• Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade;
• Tendência ao isolamento, com afastamento de amigos e familiares;
• Confusão sobre locais, pessoas e eventos;
• Interpretação errada de estímulos visuais ou auditivos.
Prevenção:
• Ter uma vida ativa e com objetivos;
• Praticar atividade física regular por pelo menos por 150 minutos por semana;
• Controlar os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes;
• Procurar estudar e adquirir conhecimento;
• Trabalhar sua capacidade de concentração;
• Dormir bem.
Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer e Ministério da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Lula institui Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana,...

Sefaz-AM investiga entrada de roupas no Amazonas por via aérea

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no Amazonas sem nota fiscal, cresceu em virtude do aquecimento do...

Por que os brasileiros gostam tanto dos motéis?

  Nada como a privacidade, o clima de mistério e as camas redondas dos motéis para dar aquele toque especial na vida sexual, certo? Uma...

Prefeitura de Manaus realiza 78 entregas de obras para melhorar a vida da população

Reforçando o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Manaus tem se destacado pelo ritmo acelerado de entregas de...

Casa Vhida celebra 25 anos de apoio a crianças e adolescentes com HIV/Aids

A Casa Vhida - Associação de Apoio às Crianças e Adolescentes com HIV, completa 25 anos de atuação dedicada ao atendimento de crianças e...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img