Facção Criminosa assume a defesa dos motoristas de aplicativos, alvos da violência,
problema que não foi controlado nem mesmo pelo sistema de segurança do estado.
Fenômeno da modernidade, o transporte de passageiros por aplicativo criou e desenvolveu uma nova dinamica nas cidades.
Além da riqueza que gera por permitir o deslocamento pessoal de quem precisa, compra e venda de combustíveis entre outras facilidades, os Motoristas de Aplicativos tambem gfarantem renda para suas familias, com grande impacto social.
EM Manaus, pelo menos 60 mil motoristas estão cadastrados e aptos a dirigir nas ruas da cidade, com o apoio das plataformas (as principais são UBER e 99).
Mas, mesmo com a teia de atendimento sendo grande, muita gente tem ficado sem o serviço. A violência contra esses profissionais é o prioncipal motivo. Muitos foram os roubos, assaltos, inclusive alguns terminando tragicamente em assassinatos. Em defesa propria os motoristas se recusam a aceitarem corridas em determinadas localidades, principalmente nas periferias de Manaus. Por conta dessa recusa coletiva (precaução individual), pessoas de bem acabam ficando sem o transporte, inclusive nas horas de necessidades.
Nesta quinta-feira, corre nas redes sociais, um aviso que supostamente teria sido espalhado na cidade de Manaus por membros da Familia do Norte (FDN) via What App , proibindo a violência contra motoristas de aplicativos e prevendo a pena para os que assim agirem.