terça-feira, janeiro 7, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEInteligências artificiais amazônicas crescem no mercado em 2024

Inteligências artificiais amazônicas crescem no mercado em 2024

 

Especializada em inteligência artificial (IA) na Amazônia, a Stec, empresa manauara de soluções tecnológicas fechou o ano de 2024 com mais de 65 milhões de tokens processados pelas suas IAs embarcadas em ferramentas como a Advia, Saturn, Merlin e Assistente. Iniciando o ano, a Stec projeta o lançamento oficial da Aria 1, uma nova IA dedicada a informações e notícias, reforçando seu papel como impulsionadora de inovação na região.

Com cerca de 30 empresas na sua cartela de clientes, a Stec contabiliza mais de 320 pessoas utilizando as soluções, nos últimos 30 dias, com um volume processado de mais de 65 milhões de tokens.

As ferramentas de IA já geraram mais de 28,5 mil mensagens. Para Lucas Simões, CEO da Stec, esses números refletem o impacto crescente das ferramentas desenvolvidas pela companhia em 2024. “Estamos entrando 2025 com muito trabalho e buscando novas parcerias para ampliar ainda mais o mercado das IAs na região. Nossas ferramentas buscam acelerar processos e aumentar a produtividade de empresas e profissionais”, avaliou o empresário, destacando que 2024 também foi o ano em que a Stec recebeu um aporte da Osten Moove, investidora nacional, o que já está viabilizando a ampliação de suas operações e o desenvolvimento de novas soluções.

Entre os destaques criados pela Stec está o Advia, lançado há um ano e que já se consolidou no mercado como uma ferramenta jurídica para advogados, estudantes e outros profissionais no meio judicial. “O Advia tem passado por algumas atualizações desde a sua criação, como leitura de arquivos em PDF, atualização e revisão de dados e mais rapidez na entrega de documentos”, explicou, enfatizando outras soluções como o Saturn, que permite que as empresas realizem diversas tarefas ao mesmo tempo, como responder a múltiplas interações com clientes e analisar documentos em tempo real, e o Merlin A2, uma plataforma que facilita a criação de chatbots de atendimento automatizado.

Lançamento
Para o início de 2025, a STEC prepara o lançamento da Aria 1, projetada especialmente para jornalistas, prometendo transformar o modo como as notícias são apuradas e redigidas. Além disso, a companhia já conta com o Saturn, uma solução voltada para desenvolvedores, ampliando o leque de ferramentas para diferentes perfis profissionais. “O Aria 1 é uma inteligência artificial para colher informações com dados oficiais, com um ‘pensamento’ profundo sobre a pesquisa do jornalista. Podemos usar a IA também para cronologia de fatos e checagem de dados. Para essa ferramenta, estamos buscando a parceria com as maiores empresas de comunicação da região para pilotar a IA e nos ajudar a modelar ainda mais a solução”, revelou.

Lucas Simões, que se tornou um nome de destaque no mercado regional, afirma que o compromisso da Stec é oferecer soluções inovadoras e acessíveis. “A gente vem crescendo no mercado com soluções inovadoras para colaborar com profissionais e empresas na região. Queremos mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada para transformar vidas e negócios”, destaca o empreendedor.

IA em ascensão no Brasil
A Stec acompanha um mercado em franca expansão. Segundo dados recentes, o setor de inteligência artificial no Brasil cresce a passos largos, com um aumento significativo no uso de ferramentas baseadas em IA em diversas indústrias. Um estudo da McKinsey revelou que 56% das empresas no Brasil já adotam IA em pelo menos um de seus processos, indicando a crescente relevância dessas soluções no país.
A Amazônia, em particular, ganha protagonismo nesse cenário, com startups e empresas locais mostrando que é possível desenvolver tecnologia de ponta em regiões historicamente menos exploradas pelo setor.

Um futuro promissor
Com a chegada da Aria 1 e outras ferramentas em desenvolvimento, a Stec inicia 2025 com metas ambiciosas. O objetivo é dobrar o número de usuários e expandir ainda mais sua atuação no mercado, ajudando empresas e profissionais a vencerem desafios cotidianos com o apoio da tecnologia.

Ao adotar as soluções da STEC, empresas não apenas ganham em eficiência, mas também abraçam um futuro onde a tecnologia está a serviço do desenvolvimento humano e da preservação da cultura amazônica.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Flavio Antony é atendido pela Justiça e Site CM7 é obrigado a apagar postagens

Consagrou o comunicador e empresário Silvio Santos:  Quem Tem Razão, Forte ou Fraco, Vence Sempre. O Bem sempre Vence o Mal !  O Mal...

Especialista indica tecnologias ajudam na segurança residencial

  Com a chegada das férias, muitas famílias aproveitam o período para viajar e relaxar. No entanto, esse é também um momento em que as...

Secretaria de Educação abre inscrições para processo seletivo de Ensino Médio Técnico na FMM

  A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Fundação Matias Machline (FMM), abriu, nesta quinta-feira (02/01), as inscrições para...

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos o projeto de lei que muda as regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada...

STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira

Por Andreia Verdélio – Agência Brasil  O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, neste sábado (28), pedido da defesa do ex-deputado Daniel Silveira para sua permanência em liberdade...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img