Durante a atividade, foram avaliadas a criatividade, além de trabalhado o lado lúdico dos estudantes
O Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus, promoveu, nesta terça-feira (29/08), uma exposição com o tema “Arte na Escola”, com a proposta de desenvolver a criatividade, melhorar a autoestima, além de trabalhar o lado lúdico dos estudantes.
A exposição contou com pinturas e desenhos produzidos pelos alunos, além de quadros e obras de Amarildo Amazonas, artista amazonense e inspetor da escola. Segundo a gestora da unidade de ensino, Ji Suk Guedes, a atividade serviu para que os alunos pudessem se ver como autores de obras de arte, por meio do processo criativo deles. A gestora contou que a ideia da exposição surgiu a partir da observação dos desenhos produzidos pelos alunos nos intervalos das aulas.
“Eles se reúnem na hora do almoço para desenhar. Percebemos que temos muitos artistas, inclusive, o artista da casa, Amarildo Amazonas, que tem várias pinturas pela escola, foi quem incentivou essa exposição”, contou a gestora.
Atuando na educação há 39 anos e servindo de inspiração para os alunos, Amarildo Amazonas, começou a pintar os primeiros quadros ainda quando estudante e, hoje, ajuda a descobrir novos talentos nas artes plásticas.
“Minha vida artística começou aos 13 anos. Minha primeira exposição foi na Escola Estadual Antenor Sarmento. Eu fiz dez quadros preto e branco e, a partir daí, aperfeiçoei meu trabalho”, contou o artista.
Para a estudante do 1º ano, Rebeca Andrade, 16 anos, a arte é uma forma de transmitir sentimentos e que ultrapassa as barreiras sociais.
“Eu gosto muito de transmitir o que eu estou sentindo no papel. Se eu estou sentindo raiva, felicidade, tristeza, eu transmito em forma de desenho. Eu acho que o desenho é fundamental na minha vida”, afirmou a estudante.
Fotos: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar