Grupo Jurubebas inicia apresentação de repertório com o espetáculo ‘Menino TK’ neste sábado (27), em Manaus
A apresentação vai ocorrer no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus, e terá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender público com deficiência auditiva
A dois meses de completar 2 anos de fundação, o Grupo Jurubebas de Teatro entra em temporada a partir deste sábado (27), às 19h, no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus, com seu repertório de espetáculos. O trabalho apresentado nesta noite será “Menino TK”, adaptação contemporânea da história infantil de um pássaro que nasce sem asas. A peça contará com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender público com deficiência auditiva.
A peça apresenta uma vida de superação e resiliência, buscando entender qual a forma de ressignificar as limitações, trabalhar a inclusão e criando, assim, um ponto de vista diferente. Segundo o diretor da companhia, Felipe Maya Jatobá, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 23% da população de Manaus tem alguma deficiência. Por isso, faz-se importante levar ao teatro abordagens criativas sobre essa questão oportunizando também o acesso democrático ao espetáculo.
“Procuramos de alguma forma integrar essas pessoas estimulando também a conscientização, procurando o equilíbrio entre o discurso da peça e o tema abordado”, diz Jatobá.
Rafael Rodrigues
Dramaturgia e referências
Na trama aparecem três personagens: TK, o protagonista; Pépi, pássaro que se torna amigo do protagonista; e Quinho 129, o astronauta da Nasa que viaja entre os planetas. Inspirada numa história real, a peça tem no elenco Herberth Virgínio, Caio Muniz e João Gouveia.
A primeira versão foi voltada para o público infantil, propiciando reflexões socioculturais para a faixa etária. Agora a peça voltada para o público juvenil traz os mesmos personagens, mas em sua adolescência, com aspectos de rebeldia e contrariedade comuns a essa faixa etária.
“Estreamos em maio desse ano com os person
agens interpretados sendo crianças contando história de adultos e nessa versão são adolescentes querendo ser adultos para contar a mesma história”, afirma Jatobá, que assina também a dramaturgia e os elementos visuais do espetáculo.
De forma lúdica e provocativa, a peça busca quebrar o estigma do teatro comercial trazendo outras referências visuais expressionistas, como o grupo de dança SankaiJanku e com pesquisa biomecânica do russo Vsevlod Meyerhold.
Outras da temporada
Os outros espetáculos do Grupo Jurubebas que serão encenados são “Quarto Azul” (juvenil) e “A Morte do Cisne” (adulto), respectivamente dias 1° e 10 de novembro, no Teatro da Instalação.
“Resistir é parte inseparável de nossa maneira de existir. O teatro possibilita a gente enxergar beleza onde não se vê, nos provoca e desperta emoções, sensações, mas também nos leva a pensar em outras possibilidades. Cada um de nós faz teatro por amor à profissão, por vivermos dela, e ao que tudo ela nos faz embarcar”, afirma Jatobá.
“A Morte do Cisne” é encenado por André Angeli e “Q
uarto Azul” tem no elenco Marcos Santini e Felipe Jatobá.
Serviço
O quê: Espetáculo “Menino TK”
Quando: Dia 27 de Outubro
Onde: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/n° – Centro
Horário: 19h
Quanto: R$10 (inteira)
Ficha Técnica
Direção, Dramaturgia Elementos Visuais
Felipe Maya Jatobá
Produção e Sonoplastia
Vitor Figueiredo
Maquiagem
André Angeli
Elenco
Herberth Virgínio, Caio Muniz e João Gouveia
Comunicação Visual
Assessoria de Imprensa
Rafael Seixas (92) 98156-8906