Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos

0
4


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O Brasil já contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.

O país investiga ainda seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.

Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram atualizados nesta segunda-feira (19).

A investigação de um possível caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Ipumirim, Santa Catarina, foi confirmado pelo Ministério da Agricultura nesta manhã, tornando-se o terceiro caso de suspeita de gripe aviária em granjas comerciais no país.

O ministério informou que, das seis investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no Brasil, quatro delas são sobre aves de propriedades familiares de subsistência, ou seja, sem impacto comercial.

gripe aviária

O Ministério da Agricultura investiga ao todo 6 casos de suspeita de gripe aviária (Foto: Divulgação/Opas)

O primeiro caso da doença no Brasil foi registrado em em 27 de junho de 2023, em uma ave de subsistência. Desde então, foram confirmados outros dois casos, além de 164 registros em aves silvestres.

Gripe aviária sob investigação do Ministério da Agricultura:

  • Aguiarnópolis (TO) – granja comercial;
  • Ipumirim (SC) – granja comercial;
  • Triunfo (RS) – produção doméstica para subsistência;
  • Nova Brasilândia (MT) – produção doméstica para subsistência;
  • Gracho Cardoso (SE) – produção doméstica para subsistência;
  • Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui