O presidente Lula participa hoje do lançamento do programa Acredita, no Palácio do Planalto. Trata-se de um conjunto de ações para destravar o crédito para autônomos e pequenos empreendedores. O setor tem participação crescente na economia com geração de renda e emprego.
Entre as ações previstas, está uma medida provisória (MP) elaborada pela equipe econômica, em conjunto com o Ministério do Empreendedorismo, que cria linhas de crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil. O setor terá acesso a uma linha de crédito especial chamada Procred 360, com taxas de juros competitivas.
Renegociação de dívidas dos MEIs
Além disso, a medida provisória também institui o Desenrola Pequenos Negócios, que vai permitir a renegociação de dívidas para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
O lançamento do programa Acredita foi adiado duas vezes. O texto foi reformulado nos últimos dias com foco em programas de crédito voltado para os mais pobres.
Além disso, agradarfacilitar o crédito para os autônomos e pequenos empreendedores também é visto como uma oportunidade política para melhorar a popularidade de Lula, detectada em pesquisas recentes. Atualmente, o país tem cerca de 15 milhões de microempreendedores individuais.