sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEGoverno do Estado fechar as portas da Vila Olímpica de Manaus por...

Governo do Estado fechar as portas da Vila Olímpica de Manaus por 15 dias e prejudica o trabalho de atletas e paratletas olímpicos em ano de olimpíadas

Demonstrando total desconhecimento dos processos que regem o desporto de alto rendimento, a Secretaria responsável pela Vila Olímpica de Manaus (SEDEL) – Secretaria de Estado de Desporto e Lazer,  sob responsabilidade de um deputado Estadual, mais uma vez dá uma topada, literalmente tropeça no meio da prova de 100 metros rasos.

Levando-se em conta os pré-requisitos que se colocam entre o sonho e a conquista de resultados (pódio) como orientação técnica especializada, alimentação adequada, descanso, treino continuado entre outras exigências,  existem também uma proibição intrínseca , a de nunca paralisar as atividades.

A portaria que informa a interrupção de todas as atividades traz consigo algo mais grave, impedimento de acesso a um espaço criado para o ALTO RENDIMENTO.  É como trancar um banheiro especial, construído para as pessoas especiais.

Talvez, por nunca terem se preocupado com a história da Vila Olímpica eles não tenham essa visão.  Precisamos enfatizar que a VOM (Vila Olímpica de Manaus) foi sonhada, planejada e construída, não para o deporto participativo, mas para o ALTO RENDIMENTO. O resto é adequação.

A Vila Olímpica de Manaus não foi feita para projeto (fim) de saúde. E nem para lazer (dança, kart, caminhada..)  Tudo isso é ofertado e praticado lá dentro, mas a Vila Olímpica de Manaus não existe pra isso. Ela existe e é mantida prioritariamente para o Desporto Olímpico, com recursos estaduais e Federais.

Como os “rumos” do Esporte e Desporto amazonenses foram entregues ao mesmo grupo “acompanhou” o fim da SEMJEL (Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer), o Desporto Amazonense segue na mesma direção…

Assim foi quando em 2022 esse mesmo grupo proibiu o MANAUS FUTEBOL CLUBE  de ter acesso ao campo do Estádio Ismael Benigno, na semana decisiva da Série B do Campeonato Brasileiro Série B.
Assim ocorreu quando esse mesmo grupo decidiu transformar o Ginásio da Ginastica em um espaço poliesportivo.

É BRINCADEIRA ! Só pode ser Brincadeira !

Em quase toda situação existe a previsão de Instancia Superior, à qual se recorre em casos como esse.

Mas no caso do Desporto Amazonense, responsabilidade do Governo do Estado, Gestão de um Secretário de Estado e direcionamento de um Deputado Estadual,  os Técnicos e Atletas  do Alto Rendimento(DESPORTO E  PARADESPORTO), que recentemente trouxeram medalhas dos jogos PANAMERICANOS E PARAPANAMERICANOS,  ficam sem amparo e sem a quem RECORRRER dessa interrupção das atividades.

Atletas e Paratletas de todo o Brasil, em ANO OLÍMPICO, ignoram festas e feriados, treinam todos os dias em busca de resultados.  No Amazonas, que possui um dos maiores parques de prática e treinos desportivos do país, os atletas são obrigados a paralisar seus treinos.

O Futsal vai representar o Amazonas na Liga Nacional.  Acesso negado ao Amadeu Teixeira e Renee Monteiro. Assim tambem é com o Volei, basquete, handebol.

Embora o presidente da Assembleia Legislativa tenha declarado que as atividades na ALEAM não cessam, que não há recesso, o Deputado Estadual que manda no Esporte e Desporto do Amazonas aceitou e concordou que as atividades na Vila Olímpica de Manaus sejam interrompidas por 15 dias oficialmente e com previsão de prorrogação desse periodo de paralisação.

Nem ladeira, nem pista, nem academia…  Os atletas e paratletas amazonenses que se virem.

Descompromisso triste e real.

Que façam tudo o que desejarem na Vila Olímpica, menos impedir que atletas e paratletas olímpicos treinem em ANO OLÍMPICO.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img