Com o incentivo de entregas de kits de mudas realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), a produção de café Robusta Amazônico segue em plena ascensão no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).
No município, o secretário da Sepror, Daniel Borges, acompanhou a produção de café da agricultora familiar Juliane Monteiro, na terça-feira (14/01). Ela faz parte do Projeto Prioritário do Café de São Sebastião do Uatumã, que engloba seis agricultores familiares devidamente cadastrados no Idam local, que recebem assistência técnica em todas as etapas do plantio.
“Estamos apoiando os municípios que têm potencial produtivo na cultura de café, exemplo disso é o Distrito de Realidade, em Humaitá, e nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, e aqui em São Sebastião do Uatumã não seria diferente. Vamos buscar ampliar as entregas de mudas de café neste ano de 2025”, diz Daniel Borges.
O Projeto Prioritário conta com aproximadamente cinco mil pés plantados, em uma área que totaliza cinco hectares. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião do Uatumã.
A agricultora Juliane Monteiro ressalta que todo início do plantio, foi graças ao kit de mudas de café entregues pelo Governo do Amazonas, em 2022. Atualmente, ela conta com 990 pés plantados em uma área de 0,5 hectares, com 18 clones diferentes de café Robusta Amazônico.
“Eu trabalho na cultura da mandioca, mas há dois anos decidi investir na cultura do café e estou gostando. Já estou vendo o resultado, praticamente todos os clones estão cheios de frutos. Vamos dar início a colheita neste ano, e isso é excelente, pois o valor do café encontra-se em alta”, agradece a agricultora familiar.
A Coordenadora do Projeto Prioritário do Café e gerente do Idam de São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, diz que em novembro de 2024, os seis agricultores tiveram a oportunidade de participar da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o apoio do Governo do Amazonas, da Prefeitura municipal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM).
“Na oportunidade, eles puderam prestigiar o concurso de café Florada Premiada promovido pela Três Corações, além de adquirirem conhecimento teórico para aplicarem na prática em suas produções”, diz Kerolly Lopes.
Entrega de mudas
Desde 2022 até 2024, a Sepror, juntamente com o Idam, entregou 65.970 mudas de café Robusta Amazônico para 2,2 mil produtores rurais, em 22 municípios com potencial produtivo na cafeicultura no Amazonas.
Fotos: Emerson Martins/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Nailson Castro (92) 99113-2311 / Emerson Martins (92) 99480-4225 / Jhota Mendonça (92) 98289-2627