quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAGiro Cultural do Cecam movimenta economia solidária no Alto Solimões

Giro Cultural do Cecam movimenta economia solidária no Alto Solimões

Elo entre o Ministério da Cultura (MinC) e a sociedade civil organizada, o recém constituído Comitê de Cultura do Amazonas (Cecam) já plantou suas primeiras sementes no terreno fértil da cultura amazonense.

No mês de julho, o Comitê levou ao Alto Solimões acesso direto às políticas públicas do governo federal, através de rodas de conversa, visita técnica e escuta ativa nas cidades de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga.

As ações aconteceram em diferentes formatos com foco no impulsionamento da economia local. Foi realizado curso de artesanato e estamparia, além de dois dias de Feira Solidária de Cultura, uma iniciativa que movimentou os negócios na região.

Em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o CECAM realizou o Encontro de Políticas Culturais. No primeiro dia, o auditório foi tomado pelo debate cultural e sobre as possibilidades ofertadas por meio dos editais nos estados e municípios. No segundo dia, o laboratório de informática da UEA foi ocupado pelos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, onde os participantes receberam orientações práticas. A consultoria permitiu a formatação de seis projetos que futuramente poderão disputar o edital da Lei Aldir Blanc II em seus respectivos municípios.

Os cursos ministrados na sede da Associação Pérolas – Mais Amor iniciaram dia 10 e foram até 20 de julho. Nesta ação, foram capacitadas cerca de 41 pessoas que produziram e puderam comercializar seus produtos na Feira Solidária de Cultura.

Um dos cursos realizados em destaque foi o de estamparia e pintura ministrado por Geracir Pinto, que desde muito cedo se dedica ao artesanato, sempre ensinando, comercializando e aprendendo novas técnicas. A oficineira finalizou dizendo que é fundamental que mulheres, homens e principalmente os jovens, aprendam algo e, se dediquem a esta opção de trabalho que gera emprego e renda. O artesanato é cultura e cultura é vida.”

A sargenta, Alcineth Barbosa encontrou no artesanato uma forma de superar a depressão. Há exatamente seis anos atrás seu médico a aconselhou a fazer terapia ocupacional. Hoje, está certa de que o artesanato é a sua segunda profissão, capaz de gerar uma boa renda extra, além de ter propiciado o abraço acolhedor que precisava para tratar a depressão. Ela participou dos dois dias de exposição na Feira Solidária juntamente com o seu grupo familiar.

A apresentação pública do Cecam aconteceu na sede da Rede de Tabatinga. O evento teve seu início com uma roda de conversa sobre Economia Solidária e seus pilares com a representante da Unisol Brasil no Amazonas, Terezinha Barbosa. A especialista falou da importância da política da economia solidária e antecipou a notícia de que em breve haverá uma conferência sobre o tema na região.

Na composição da mesa, além do CECAM, o representante da Agremiação Folclórica Onça Preta, Roberto Machado; o historiador Luiz Ataide (Seu Lulu); o representante da Agremiação Arara Vermelha, Juliano de Paula e os parentes do Umariaçú representados pelo cantor e tradutor de etnia Tikuna Valdir Mendes.

Vídeo institucional

A exibição do vídeo institucional foi fundamental para que os trabalhadores da cultura tenham entendimento sobre a Política Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Nesta noite, aconteceu a apresentação formal do Cecam com falas dos presentes entre eles a coordenadora do Cecam Tabatinga Aldenora Magalhães, que falou da importância do momento e do quanto isso enobrece o município na área de desenvolvimento cultural.

Também se fizeram presentes os demais integrantes do CECAM, como a coordenadora de Metodologia, Isabella Petry, André Guimarães e o técnico Ricardo na coordenadoria de projetos, Paulo Moura, Terezinha Barbosa e Wilson Pison, na coordenadoria de comunicação e a técnica administrativa Aline Ponchet, juntamente com a produtora Myrna da Assayag Produções, comandaram a produção e a administração do Giro Cultural no Alto Solimões.

Ao final da apresentação pública, o Comitê sorteou diversos Kits CECAM e o público foi ao delírio com a apresentação dos itens do grupo folclórico Onça Preta, um verdadeiro show à parte. O cantor indígena, Valdir Mendes Tikuna, da comunidade indígena Umariaçu, encantou os presentes com músicas na sua língua materna. Já o cantor Magarem do município de Atalaia do Norte, artista muito prestigiado no Alto Solimões, fechou a noite com muito som autoral e um maravilhoso coquetel representando a tríplice fronteira.

No dia 24de julho, o Giro Cultural fechou o Encontro de Políticas Públicas com uma roda de conversa sobre editais federais e da iniciativa privada. O assessor de projetos, André Guimarães prestou orientação e deu total apoio técnico a quem ainda estava inseguro no tema.

O coordenador geral do Cecam Marcos Rodrigues falou sobre o papel do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), na ampliação do acesso e interiorização das políticas culturais e do quanto é gratificante conhecer a região do Alto Solimões que é rica e tem uma diversidade cultural enorme. Ele agradeceu a participação e colaboração de todos, garantiu a efetivação do projeto na região, sendo a ponte entre o MinC e a sociedade civil na tríplice fronteira.

Representantes de Etnias Tikunas e kokamas presentes apreciaram as propostas e mostraram interesse em participar, assim como os demais participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img